AUTISMO: COMO O COMPREENDEMOS? UMA ANÁLISE TEMÁTICO-CATEGÓRICA EM PERIÓDICOS DE EDUCACÃO ESPECIAL

COMO O COMPREENDEMOS? UMA ANÁLISE TEMÁTICO-CATEGÓRICA EM PERIÓDICOS DE EDUCACÃO ESPECIAL

Autores

  • Anastácio Sadzinski Junior Prefeitura Municipal de Guaramirim
  • Andrea Soares Wuo FURB – Universidade Regional de Blumenau
  • Daniela Leal UNOCHAPECÓ – Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11438

Palavras-chave:

Autismo, Transtorno do Espectro Autista, Educação Especial

Resumo

Apesar de as definições sobre o autismo na educação caminharem lado a lado com o entendimento médico, há uma vontade crescente de serem estabelecidas novas concepções na busca por inseri-las sob a ótica do modelo social e da diferença, em contraposição ao modelo atual de déficit. Este artigo objetivou identificar como o autismo tem sido compreendido nas pesquisas científicas em Educação Especial no Brasil. Para tanto, utilizou-se do estado do conhecimento e da análise temático-categórica dos artigos encontrados sobre o tema, em publicações científicas na área de Educação Especial (Revista Educação Especial e Revista Brasileira da Educação Especial). Por meio da análise, observou-se que, de modo geral, a hegemonia do modelo médico prevalece nas produções científicas.

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Publicado

2023-11-27

Edição

Seção

Dossiê: Transtorno do Espectro Autista e Educação