AUTISMO: COMO O COMPREENDEMOS? UMA ANÁLISE TEMÁTICO-CATEGÓRICA EM PERIÓDICOS DE EDUCACÃO ESPECIAL
COMO O COMPREENDEMOS? UMA ANÁLISE TEMÁTICO-CATEGÓRICA EM PERIÓDICOS DE EDUCACÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11438Palavras-chave:
Autismo, Transtorno do Espectro Autista, Educação EspecialResumo
Apesar de as definições sobre o autismo na educação caminharem lado a lado com o entendimento médico, há uma vontade crescente de serem estabelecidas novas concepções na busca por inseri-las sob a ótica do modelo social e da diferença, em contraposição ao modelo atual de déficit. Este artigo objetivou identificar como o autismo tem sido compreendido nas pesquisas científicas em Educação Especial no Brasil. Para tanto, utilizou-se do estado do conhecimento e da análise temático-categórica dos artigos encontrados sobre o tema, em publicações científicas na área de Educação Especial (Revista Educação Especial e Revista Brasileira da Educação Especial). Por meio da análise, observou-se que, de modo geral, a hegemonia do modelo médico prevalece nas produções científicas.
Downloads
Referências
APA. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-IV- TR. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
APA. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM- IV - Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
APA. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-III-R. 3. ed. São Paulo: Manole, 1989.
ARMSTRONG, Thomas. First, Discover Their Strengths. Educational Leardership, v. 70, n. 1, p. 10-16, 2012. Disponível em: https://www.ascd.org/el/articles/first-discover-their-strengths. Acesso em: 19 maio. 2023.
BRIGIDO, Viseu Camargo; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais . Acesso em: 16 maio. 2023.
CAIADO, Katia Regina Moreno. Aluno deficiente visual na escola: Lembranças e depoimentos. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
CARDOZO, Paloma Rodrigues. 2021. 116fls. A inclusão de estudantes autistas no Ensino Fundamental: uma análise a partir da prática pedagógica na perspectiva do afeto. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9567/2/palomavers%c3%a3ofinalposbanca.pdf. Acesso em: 19 maio. 2023.
CLOUDER, Lynn [et al]. Neurodiversity in higher education: a narrative synthesis. Higher Education, v. 80, n. 1, p. 757-778, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341991983_Neurodiversity_in_higher_education_a_narrative_synthesis. Acesso em: 19 maio. 2023.
CONNOR, David J. Why is special education so afraid of disability studies? Analyzing attacks of disdain and distortion from leaders in the field. Journal of Curriculum Theorizing, Indianapolis, v. 34, n.1, p. 10-23, 2019. Disponível em: https://journal.jctonline.org/index.php/jct/article/view/763 . Acesso em: 19 maio. 2023
FABRIS, Eli Terezinha Henn; LOPES, Maura Corcini. Inclusão & educação. São Paulo: Autêntica, 2016.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosas. Análise de Conteúdo. 4.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
O’DELL, Lindsay. Critical autism studies: exploring epistemic dialogues and intersections, challenging dominant understandings of autism. Disability & Society, London, v. 31, n. 2, p. 166-179, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09687599.2016.1164026?journalCode=cdso20. Acesso em: 19 maio. 2023.
OLIVEIRA, Letícia Dal Picolo Dal Secco de [et al]. Transtorno do Espectro Autista: capacitação de professores para atividades escolares em grupo. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 52, p. 74-85, jan./jun. 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/psie/n52/2175-3520-psie-52-74.pdf. Acesso em: 19 maio. 2023.
AUTOR. Transtorno do Espectro Autista: compreensões de professores do Ensino Fundamental. 2022. 125 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2022. Disponível em: https://bu.furb.br/docs/DS/2022/368462_1_1.pdf. Acesso em: 16 maio. 2023.
SANTOS, Régia Vidal; MACEDO, Eunice; MAFRA, Jason Ferreira. Autismo na escola: da construção social estigmatizante ao reconhecimento como condição humana. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 103, n. 264, p. 466-485, maio/ago. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/JSGZmmfYRmnxkjd5Q8Ckzcx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 maio. 2023.
SILLOS, Isabela Ranieri [et al]. A importância de um diagnóstico precoce do autismo para um tratamento mais eficaz: uma revisão da literatura. Revista Atenas Higeia, Passos, v.2, n. 1, p. 01-08, jan. 2020. Disponível em: http://atenas.edu.br/revista/index.php/higeia/article/view/19/33. Acesso em: 19 maio. 2023.
SILVA, Solange Cristina da; GESSER, Marivete; NUERNBERG, Adriano Henrique. A contribuição do modelo social da deficiência para a compreensão do Transtorno do Espectro Autista. Revista Educação, Artes e Inclusão, Chapecó, v. 15, n. 2, abr./jun. 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/12897/pdf. Acesso em: 19 maio. 2023.
SIMMONDS, Charlotte. G. E. Sukhareva’s place in the history of Autism Research: context, reception, translation. 2019. 374 fls. Tese (Doutorado em Filosofia) – Victoria University of Wellington, New Zealand, 2019. Disponível em: https://openaccess.wgtn.ac.nz/articles/thesis/G_E_Sukhareva_s_place_in_the_history_of_autism_research_Context_reception_translation/17136701. Acesso em: 16 maio. 2023.
SINGER, Judy. Why can’t you be normal once in your life? From a ‘problem with no name’ to emergence of a new category of difference. Disability discourse, p 56-67, 1999. Disponível em: https://www.timelinefy.com/events/4182 Acesso em 15 de junho. 2023
WEIZENMANN, Luana Stela; PEZZI, Fernanda Aparecida Szareski; ZANON, Regina Basso. Inclusão escolar e autismo: sentimentos e práticas docentes. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 24, p. 1-8, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/NwnK5kF4zM9m9XRynr53nwF/?lang=pt. Acesso em: 19 maio. 2023.
WOLFF, Francis. Nossa humanidade: de Aristóteles às neurociências. 1. ed. São Paulo: EdUnesp, 2012.
WUO, A.S.; YAEDU, F. B.; WAYSZCEYK, S. Déficit ou diferença? Um estudo sobre o autismo em pesquisas educacionais. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, p. 1-22, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3131/313158902102/313158902102.pdf . Acesso em: 19 maio. 2023.
WUO, Andrea Soares; BRITO, André Luiz Corrêa. Autismo e o paradigma da neurodiversidade na pesquisa educacional. Linhas Críticas, Brasília, v. 29, e45911, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/45911/36463. Acesso em: 19 maio. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.