CARACTERIZANDO O MÉTODO MISTO DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO: UM CONTINUUM ENTRE A ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Autores

  • Thales de Astrogildo e Tréz Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n4p1157

Palavras-chave:

metodologia de pesquisa, pesquisa mista, pesquisa em educação

Resumo

Apesar de se reconhecer a possibilidade de uma mescla entre as abordagens qualitativa e quantitativa na pesquisa educacional, temos no Brasil pouca literatura sobre as implicações teóricas e os desenhos específicos do que se considera como sendo um “terceiro movimento”.  O objetivo deste artigo é o de caracterizar a pesquisa de métodos mistos enquanto abordagem metodológica, apresentando alguns desenhos associados a esta proposta, assim como uma possível fundamentação teórico-epistemológica para esta abordagem. Por se tratar de uma abordagem relativamente recente enquanto movimento, retoma-se uma discussão importante sobre o papel das epistemologias e dos paradigmas subjacentes às diferentes abordagens de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thales de Astrogildo e Tréz, Universidade Federal de Alfenas

Instituto de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Ciências Humanas. Área de prática de ensino de biologia, bioética, metodologia de pesquisa, educação ambiental.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

TRÉZ, Thales de Astrogildo e. CARACTERIZANDO O MÉTODO MISTO DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO: UM CONTINUUM ENTRE A ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 1157, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n4p1157. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1132. Acesso em: 25 nov. 2024.