INTERVENÇÃO PRECOCE PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA:

ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11217

Resumo

O estudo tem por objetivo mapear trabalhos realizados no âmbito de dissertações e teses brasileiras que abordam a temática da intervenção precoce em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na faixa etária de 0 a 6 anos de idade. Para isso, realizou-se o estado da questão. O levantamento bibliográfico foi realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES - no período de publicação entre 2018-2022. Foram encontrados 8 trabalhos. Os resultados demonstraram a importância da identificação e intervenção precoce do Transtorno do Espectro Autista; a necessidade de formação dos profissionais que atuam com crianças com TEA, em conformidade com suas necessidades e atuação prática; e a importância de considerar a participação da família durante a realização das intervenções.

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Biografia do Autor

Louriane Lindoso Moraes, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do Programa de Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2016), graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão (2007).

Kaciana Nascimento da Silveira Rosa, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação (Psicologia da Educação), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC SP (2017). Pedagoga, pela Universidade Federal do Maranhão (2005).. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica / PPGEEB.

Lívia da Conceição Costa Zaqueu, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento com ênfase em Educação e Psicologia, Profa.
Adjunta da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, Departamento de Educação Física.
Professora do Programa de Mestrado em Gestão do Ensino da Educação Básica. Linha de
Pesquisa: Educação Especial.

Vitor Daniel Ferreira Franco, Universidade de Évora-PT.

Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Évora – 2000. Prof. Associado c/
Agregação da Universidade de Évora-PT. Atuação no Centro de Investigação em Educação e
Psicologia-CIEP.
Linha de Pesquisa: Psicopatologia do Desenvolvimento - Intervenção Precoce- Psicoterapia
Psicodinâmica de Crianças

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Publicado

2023-11-27

Edição

Seção

Dossiê: Transtorno do Espectro Autista e Educação