A CIRCULAÇÃO DO CONCEITO DE AUTISMO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11206

Palavras-chave:

Autismo. Escola Especial. Psiquiatria Infantil. História da Educação Especial

Resumo

Considerado um transtorno do neurodesenvolvimento, o autismo é um quadro em que a criança apresenta dificuldades na área da linguagem e na interação social, com comportamentos restritivos e estereotipados. Com o objetivo de analisar a circulação do conceito de autismo no Brasil, foram analisados prontuários de duas escolas especiais de Belo Horizonte, uma estadual e uma municipal. Os resultados indicam que o diagnóstico de autismo foi realizado por profissionais na localidade pesquisada, algum tempo depois da descrição do quadro realizada pelo psiquiatra Léo Kanner em 1943. Foram encontrados poucos prontuários com o diagnóstico nas escolas e os resultados demonstraram que prevalecia a confusão diagnóstica entre autismo, deficiência intelectual e psicose infantil.

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Biografia do Autor

Adriana Araújo Pereira Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

ADRIANA ARAÚJO PEREIRA BORGES - Professora de Políticas Públicas de Educação Especial e Inclusão na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. Professora da Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da FaE/UFMG. Possui graduação e mestrado em Psicologia e Doutorado em Educação. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Membro do Gestrado – Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente. Coordenadora do LaPPEEI (Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão, vinculado ao CNPQ). Tem experiência na área de Educação Especial e Políticas de Educação Especial e Inclusão, atuando principalmente nos seguintes temas:  políticas de educação especial, Transtorno do Espectro do Autismo, currículo para alunos com deficiência. Orienta projetos de mestrado e doutorado em História, Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão.

Luciana Pereira Braga Amaral, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da UFMG (2021). Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - Divinópolis (2014). Graduada em Pedagogia pela Universidade Unicesumar (2018). Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Lavras (2021). Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva. Pós-graduação em Alfabetização e Letramento. Pós-graduação em Psicopedagogia. Participante do grupo de pesquisa: Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão (LaPPEEI) da Universidade Federal de Minas Gerais. Campo de trabalho e estudo voltado para a área da educação, da aprendizagem e da inclusão escolar.

Referências

Considerado um transtorno do neurodesenvolvimento, o autismo é um quadro em que a criança apresenta dificuldades na área da linguagem e na interação social, com comportamentos restritivos e estereotipados. Com o objetivo de analisar a circulação do conceito de autismo no Brasil, foram analisados prontuários de duas escolas especiais de Belo Horizonte, uma estadual e uma municipal. Os resultados indicam que o diagnóstico de autismo foi realizado por profissionais na localidade pesquisada, algum tempo depois da descrição do quadro realizada pelo psiquiatra Léo Kanner em 1943. Foram encontrados poucos prontuários com o diagnóstico nas escolas e os resultados demonstraram que prevalecia a confusão diagnóstica entre autismo, deficiência intelectual e psicose infantil.

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Publicado

2023-11-27

Edição

Seção

Dossiê: Transtorno do Espectro Autista e Educação