A CIRCULAÇÃO DO CONCEITO DE AUTISMO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11206Palavras-chave:
Autismo. Escola Especial. Psiquiatria Infantil. História da Educação EspecialResumo
Considerado um transtorno do neurodesenvolvimento, o autismo é um quadro em que a criança apresenta dificuldades na área da linguagem e na interação social, com comportamentos restritivos e estereotipados. Com o objetivo de analisar a circulação do conceito de autismo no Brasil, foram analisados prontuários de duas escolas especiais de Belo Horizonte, uma estadual e uma municipal. Os resultados indicam que o diagnóstico de autismo foi realizado por profissionais na localidade pesquisada, algum tempo depois da descrição do quadro realizada pelo psiquiatra Léo Kanner em 1943. Foram encontrados poucos prontuários com o diagnóstico nas escolas e os resultados demonstraram que prevalecia a confusão diagnóstica entre autismo, deficiência intelectual e psicose infantil.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.