AUTISMO E EDUCAÇÃO NAS PÁGINAS DOS JORNAIS FOLHA DE SÃO PAULO E JORNAL DO BRASIL NOS ANOS 1980

Autores

  • Bruna Alves Lopes Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11204

Palavras-chave:

autismo, história, educação

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar matérias publicadas na década 1980 no Jornal do Brasil e na Folha de São Paulo enfatizando nas notícias que articulam autismo e educação. Trata-se de uma pesquisa documental com abordagem histórica que considerou os apontamentos de Luca (2005) ─ que compreende os periódicos enquanto fontes pertinentes para a construção de narrativas históricas ─ e Pontes e Silva (2012) que compreendem que os periódicos retratam e constroem a realidade em suas páginas. Observarmos que, junto com as medidas de atendimento educacional voltado para os autistas, as associações desenvolveram um importante trabalho de divulgação da temática no Brasil demonstrando a relevância do ativismo familiar que deixou como herança a abertura do debate sobre a importância do direito dos autistas ao acesso à educação.

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Biografia do Autor

Bruna Alves Lopes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Licenciatura em História, mestre e doutora em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Colaboradora da mesma instituição de ensino superior. Estuda maternidade, autismo, ativismo materno, história do brincar e história do atendimento à saúde da criança.

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Publicado

2023-11-27

Edição

Seção

Dossiê: Transtorno do Espectro Autista e Educação