TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

QUANDO A DUPLA EXCEPCIONALIDADE É A QUESTÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11203

Palavras-chave:

Dupla Excepcionalidade. TEA.

Resumo

Este artigo discute o Atendimento Educacional Especializado para estudantes com Dupla Excepcionalidade na Rede Pública do Distrito Federal. A realização desta pesquisa é relevante devido à escassez de pesquisas sobre a temática e, também, pela contradição entre a legislação brasileira e os resultados recentes de pesquisas científicas sobre como deve ser o AEE para estudantes com DE. A pesquisa é de abordagem qualitativa, os/as participantes da pesquisa foram três professores/as especialistas atuantes em nas Salas de Recursos Específicas para Altas Habilidades/Superdotação no Distrito Federal. Os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo de Bardin (2009). Os resultados sugerem a necessidade de um atendimento educacional especializado concomitante de suplementação e de complementação e não separado, como tem sido feito no Distrito Federal.

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Biografia do Autor

Juliana Eugênia Caixeta, Universidade de Brasília

Graduada em Psicologia. Mestra e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora da Universidade de Brasília, campus Planaltina. Desde 2010, coordena o projeto de Pesquisa e Extensão: Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão. Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade de Brasília.

Ricardo Gauche, Universidade de Brasília

Professor Associado do Instituto de Química da Universidade de Brasília, bacharel e licenciado em Química pela Universidade de Brasília, possui Mestrado em Educação (Metodologia de Ensino de Química) pela Unicamp (1992) e Doutorado em Psicologia (Cultura e Desenvolvimento) pela Universidade de Brasília (2001), tendo, tanto na dissertação quanto na tese, o professor como sujeito da pesquisa. Tem experiência na área de Ensino de Química, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial, formação continuada e autonomia do professor; autoestima; pesquisa colaborativa; materiais de ensino; currículos e programas; avaliação; processo ensino-aprendizagem; e inclusão. 

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Publicado

2023-11-27

Edição

Seção

Dossiê: Transtorno do Espectro Autista e Educação