ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES

Autores

  • Debora Regina De Paula Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria santa Borges do Nascimento Universidade federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11200

Palavras-chave:

Ensino de ciências. Transtorno do Espectro do Autismo. Pesquisa de levantamento.

Resumo

As demandas de aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nem sempre são consideradas na implementação do currículo acadêmico regular. No caso das disciplinas de ciências, essa tendência é atribuída a limitações que muitos desses educandos apresentam na transposição da linguagem científica para o cotidiano. O objetivo da presente investigação foi descrever, através de uma pesquisa de levantamento, as estratégias de ensino de Ciências/Biologia utilizadas por treze professores de alunos com TEA, de escolas públicas do Ceará e do Rio Grande do Norte. Os dados, produzidos a partir de questionários eletrônicos e entrevistas, revelaram convergências com algumas práticas descritas na literatura, limitado uso de estratégias empiricamente validadas e conhecimento restrito sobre as demandas educacionais de alunos com TEA.

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Publicado

2023-11-27

Edição

Seção

Dossiê: Transtorno do Espectro Autista e Educação