ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11200Palavras-chave:
Ensino de ciências. Transtorno do Espectro do Autismo. Pesquisa de levantamento.Resumo
As demandas de aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nem sempre são consideradas na implementação do currículo acadêmico regular. No caso das disciplinas de ciências, essa tendência é atribuída a limitações que muitos desses educandos apresentam na transposição da linguagem científica para o cotidiano. O objetivo da presente investigação foi descrever, através de uma pesquisa de levantamento, as estratégias de ensino de Ciências/Biologia utilizadas por treze professores de alunos com TEA, de escolas públicas do Ceará e do Rio Grande do Norte. Os dados, produzidos a partir de questionários eletrônicos e entrevistas, revelaram convergências com algumas práticas descritas na literatura, limitado uso de estratégias empiricamente validadas e conhecimento restrito sobre as demandas educacionais de alunos com TEA.
Downloads
Referências
APANASIONOK, M; NEIL, J; WATKINS, R; GRINDLE, C; HASTINGS, R. Teaching science to students with developmental disabilities using the Early Science curriculum. Support for Learning. 35. 10.1111/1467-9604.12329. 2020.
BARNETT, J. H; FRANKEL, A. J; FISHER, K. W. Systematic review of evidence-based interventions in science for students with autism spectrum disorders. Education and Training in Autism and Developmental Disabilities, 53(2), 128-145, 2018. https://experts.illinois.edu/en/publications/systematic-review-of-evidence-based-interventions-in-science-for...
BERTUCCIO, R. F. et al. Of autism-specific training outcomes for teachers and paraeducators. Teacher Education and Special Education, 42(4), 338-354, 2019.
BRASIL. Secretaria de educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAMARGO, S. P. H; BOSA, C. A. Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicologia & Sociedade, 21(1), 65-74, 2009.
CAMARGO, B. V; JUSTO, A M. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5137/513751532016.pdf. Acesso em: 17 out. 2021.
CAMARGO, S. P. H. et al. Desafios no processo de escolarização de crianças com autismo no contexto inclusivo: diretrizes para formação continuada na perspectiva dos professores. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 36, e214220, 2020. https://doi.org/10.1590/0102-4698214220
COUNCIL FOR EXCEPTIONAL CHILDREN. Specialty set: Special education para educator. Retrieved from, 2015.
FONSECA, M. A. et al. A sala de recursos multifuncional para inclusão dos alunos autistas no ensino de ciências naturais / The multifunctional resource room for inclusion of autistic students in the teaching of natural sciences. Brazilian Journal of Development, 7(6), 56863–56876, 2021. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-205
GIL, A.C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Altas, 2008
GONÇALVES, N. T. L. P; KAUARK, F. S; NUNES FILHO, C. F. O ensino de ciências para autistas. Experiências em Ensino de Ciências V.15, No.1. Disponível em https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID690/v15_n1_a2020.pdf Acesso em 20 de agosto 2020
HOLDBROOK, J., RANNIKMAE, M. Nature of science education for enhancing scientific literacy. International Journal of Science Education. 29(11), 1347- 1362, 2007. https://doi.org/10.1080/09500690601007549
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2022. Brasília: Inep, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 02 de março 2023.
JACKSON, E. M., HANLINE, M. F. Using a Concept Map With RECALL to Increase the Comprehension of Science Texts for Children With Autism. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, 35(2), 90–100, 2019. https://doi.org/10.1177/1088357619889933
KNIGHT, V. F; WOOD, C. L; SPOONER, F; BROWDER, D. M; O’BRIEN, C. P. An Exploratory Study Using Science eTexts With Students With Autism 123 Spectrum Disorder. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, 30(2), 86–99, 2014. https://doi.org/10.1177/1088357614559214
KNIGHT, V; COLLINS, B; SPRIGGS, A; SARTINI, E; MACDONALD, J. Scripted and Unscripted Science Lessons for Children with Autism and Intellectual Disability. Journal of Autism and Developmental Disorders. 48. 10.1007/s10803-018-3514-0, 2018
KRASILCHIK, M; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2007. v. 1. 87p
LIMA, F; SOUSA, C.; MELO, N.; RIBEIRO-NOVAES, E.; VIANA, D.; SOARES TELES, A. Utilização de realidade aumentada e virtual por professores do ensino especial: uma análise de usabilidade e experiência do usuário. Renote, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 282–291, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121228.
MARCHAND, P.; RATINAUD, P. L’analyse de similitude appliquée aux corpus textuels: Les primaires socialistes pour l’élection présidentielle française (septembre-octobre 2011). Actes des 11eme Journées internationales d’Analyse statistique des Données Textuelles. JADT 2012, 687-699. 2012
MARTINS, M. R. R. Inclusão de alunos autistas no ensino regular: concepções e práticas pedagógicas de professores regentes. Dissertação de mestrado, Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, Brasil, 2007
MASTROPIERI, M. A; SCRUGGS, T. E. Science for studentdisabilities. Review of Educational Research, 62, 377–41, 1992
MCKISSICK, B. R., DAVIS, L. L., SPOONER, F., FISHER, L. B., & GRAVES, C. Using Computer-Assisted Instruction to Teach Science Vocabulary to Students With Autism Spectrum Disorder and Intellectual Disability. Rural Special Education Quarterly, 37(4), 207–218, 2018. https://doi.org/10.1177/8756870518784270
MILLAN, A. E., POSTALLI, L. M. M. Ensino de Habilidades Rudimentares de Leitura paraAlunos com Autismo. Rev. bras. educ. espec., Bauru , v. 25, n. 1, p. 133-154, Mar. 2019. https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000100009.
MOURA, T. F. A., CAMARGO, E. P. Explorando o ar: o ensino de ciências para estudantes com autismo nos anos finais do ensino fundamental. Ciências Em Foco, 14, e021006–e021006. 2021. https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/14673
NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Discipline-based education research: Understanding and improving learning in undergraduate science and education. Washington, DC: National Academies Press, 2012.
RASMUSSEN, F. S. M; SILVA, R. C; NEIX, C. S. V. O ensino e a atividade estruturada para a aprendizagem de pessoas com transtorno do espectro autista. Construção psicopedagógica, 30(31), 101-112, 2021. https://dx.doi.org/10.37388/CP2021/v30n31a08
ROSITO, B. A. O ensino de ciências e a experimentação In: MORAES, Roque (org.). Construtivismo e ensino de Ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008
SCHMIDT, CARLO et al. Inclusão escolar e autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas. Psicologia: teoria e prática, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 222-235, 2016. Dísponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1938/193846361017.pdf. Acesso em: 13 out. 2021
SILVA, V. S. D. O lúdico como recurso metodológico na inclusão de alunos com deficiência intelectual no Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, v. 20, nº 20, 2 de junho de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/20/o-ludico-como-recurso-metodologico-na-inclusao-de-alunos-com-deficiencia-intelectual-no-ensino-fundamental
SILVA, M. G. L; LOPES, C. N. A formação continuada do professor especialista em tea na atualidade. Revista Científica Educ@ção, v. 3, n. 6, p. 713–727, 2019.
SILVA, R. M. A. Contribuições da formação continuada de professores frente ao transtorno do espectro autista. Revista diálogos e perspectivas em educação especial, v. 8, n. 1, p. 71–82, 10 jul. 2021
STEINBRENNER, J. R. et al. Evidence-based practices for children, youth, and young adults with Autism. The University of North Carolina at Chapel Hill, Frank Porter Graham Child Development Institute, National Clearinghouse on Autism Evidence and Practice Review Team, 2020.
TAYLOR, J. C. et al. A review of research on science instruction for students with autism spectrum disorder. School Science and Mathematics, 120(2), 116-125, 2020.
XAVIER, M. F; RODRIGUES, P. A. Alfabetização científica e inclusão educacional: ensino de ciências para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Cadernos Do Aplicação, 34(2), 2021. https://doi.org/10.22456/2595-4377.114051
WALTER, C. C. F; NUNES, D. R. P. Estimulação da Linguagem em Crianças com Autismo. In: LAMÔNICA, D. A. C. (Org.). Estimulação da Linguagem: aspectos teóricos e práticos. São José dos Campos: Pulso, 2008.
WHALON, K; DELANO, M; HANLINE, M. F. A rationale and strategy for adapting dialogic reading for children with autism spectrum disorder: RECALL. Preventing School Failure: Alternative Education for Children and Youth, 57(2), 93-101, 2013.
WU, YA-PING, et al. Effects of Peer-Mediated Instruction With AAC on Science Learning and Communitive Responses of Students With Significant Cognitive Disabilities in Taiwan. Research and Practice for Persons with Severe Disabilities. 45. 154079691990095. 10.1177/1540796919900955. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.