PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NOS DISCURSOS FÍLMICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11188

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista (TEA), Cinema, Efeitos de verdade, Perspectiva foucaultiana

Resumo

A temática Transtorno do Espectro Autista - TEA e as pessoas com tais características têm recebido crescente visibilidade nos últimos anos em distintos contextos, dentre eles, nas áreas da educação e da saúde, no campo jurídico, no cinema e noutras mídias. Este artigo elege as representações fílmicas, mais especificamente o filme Loucos de amor, como contexto para abordar o tema e objetiva evidenciar os efeitos de verdade difundidos pelo cinema acerca de pessoas com TEA. Busca analisar discursos fílmicos por meio da Etnografia de Tela e da análise do discurso com inspiração foucaultiana. O estudo aponta que a mídia fílmica é um potente canal de criação de efeitos de verdade que subjetivam as populações para determinadas compreensões acerca da temática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Especialista em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Especialista em Educação Especial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc - Campus Chapecó). Licenciada em Pedagogia (Fundeste). Professora da Área de Ciências Humanas e Jurídicas na UNOCHAPECÓ desde 1999, atuante na graduação e pós-graduação lato sensu. Coordenadora do Curso de Pedagogia no período de 2003 a 2006. Coordenadora do NAP - Núcleo de Apoio Pedagógico da Unochapecó, no período de 2005 a 2008. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Abordagens do Processo Educativo e do GEPE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão. Atualmente, Diretora de Ensino na Unochapecó.

Referências

ANDRADE, S. A entrevista narrativa ressignificada nas pesquisas educacionais pós-estruturalistas. In: MEYER, D. E.; PARAÍSO, M. A. (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza, 2014, p. 175-196.

APA - AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 992p.

BALESTRIN, P. A.; SOARES, R. “Etnografia de tela”: uma aposta metodológica. In: MEYER, Dagmar Estermenn; PARAÍSO, Marlucy Alves. (Org.). Metodologias de Pesquisa Pós-Críticas em Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. p. 89–111.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Jan. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 02 maio. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4/2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília-DF, n. 190, 5 out. 2009, seção 1. p. 17.

BRASIL. Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012. “Lei Berenice Piana”. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília-DF, 28 dez. 2012, seção I, p. 2.

BRASIL. Lei n.º 13.861, de 18 de julho de 2019. Altera a Lei n.º 7.853, de 24 de outubro de 1989, para incluir as especificidades inerentes ao transtorno do espectro autista nos censos demográficos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, n. 138, p. 1, 18 jul. 2019b. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/lei-n-13861-de-18-de-julho-de-2019-198615077. Acesso em: 09 maio 2023.

CANAL AUTISMO. Prevalência do autismo: dados do CDC indicam que 1 em cada 36 pessoas tem autismo nos Estados Unidos. Disponível em: https://www.canalautismo.com.br/noticia/prevalencia-de-autismo-1-em-36-e-o-novo-numero-do-cdc-nos-eua/. Acesso em: 01 maio 2023.

DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução de Vera Portocarrero e Gilda Gomes Carneiro. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de pesquisa, Porto Alegre, n. 114, p. 197-223, nov. 2001.

FISCHER, R. M. B. Foucault revoluciona a pesquisa em educação? PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 21, n. 02, p. 371-389, jul./dez. 2003. p. 371-389.

FISCHER, R. M. B. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

FOUCAULT, M. Resumo dos Cursos do Collège de France 1970 – 1982. Tradução de Andréa Daher. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. 16. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2005.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Organização, introdução e revisão de Roberto Machado. 29. ed. reimp. Rio de Janeiro: Graal, 2011.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

MARTINS, H. H. T. de S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004.

MEYER, D. E.; PARAISO, M. A. Metodologias de Pesquisa Pós-Críticas em Educação. In: MEYER, D. E.; PARAISO, M. A. (Orgs.). Metodologias de Pesquisa Pós-Críticas em Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. p. 17-24.

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa - OMS divulga nova Classificação Internacional de Doenças (CID 11). Jun. 2018. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/18-6-2018-oms-divulga-nova-classificacao-internacional-doencas-cid-11. Acesso em: 9 maio 2023.

RIAL, C. S. Mídia e Sexualidade: breve panorama dos estudos de mídia. In: GROSSI, M. P. et al. (Org.). Movimentos sociais, educação e sexualidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2005, p. 107- 136. Disponível em: https://navi.ufsc.br/files/2017/11/M%C3%8DDIA-E-SEXUALIDADES-BREVE-PANORAMA-DOS-ESTUDOS-DE-M%C3%8DDIA.pdf
Acesso em: 13 maio 2023.

RIOS, C. et al. Da invisibilidade à epidemia: a construção narrativa do autismo na mídia impressa brasileira. Interface, Botucatu, v. 19, n. 53, p. 325-35, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0146. Acesso em: 11 maio 2023.

SALES, S. R. Etnografia + análise do discurso: articulações metodológicas para pesquisar em Educação. In: In: MEYER, D. E.; PARAÍSO, M. A. (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza, 2014. p. 113-134.

SARLO, B. Tempo Passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SKLIAR, C. A invenção e a exclusão da alteridade “deficiente” a partir dos significados da normalidade. Educação & Realidade, Porto Alegre: FACE/UFRGS, v. 24, n. 2, p. 15-32, jul./dez. 1999.

ORTEGA, F. Deficiência, autismo e neurodiversidade. Ciência & Saúde Coletiva, 14(1): 67-77, 2009.

REVEL, J. Dicionário Foucault. Tradução de Anderson Alexandre da Silva. Revisão técnica de Michel J. M. Vincent. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

SILVA, B. J. M.; PIECZKOWSKI, T. M. Z. O discurso cinematográfico acerca de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. In: Reunião Anual da Anped, 40., Anais… Universidade Federal do Pará (PA), set-out 2021. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_34_20. Acesso em: 10 maio 2023.

SILVA, B. J. M.; PIECZKOWSKI, T. M. Z. O discurso cinematográfico acerca de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. In: GUIMARÃES, D. N.; MEIRELES, M. M.; CORSINO, P. (Orgs). Educação como prática de liberdade: sujeito e pesquisas em tempos de luta. Manaus, Edua – Editora da Universidade Federal do Amazonas: Anped, Coleção Waraná, Anped, 2022. p. 321-330.

Downloads

Publicado

2023-11-27

Como Citar

PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro. PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NOS DISCURSOS FÍLMICOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 18, p. e11188, 2023. DOI: 10.7867/1809-03542022e11188. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11188. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Transtorno do Espectro Autista e Educação