PESQUISA EM EDUCAÇÃO E ANÁLISE DO OBJETO DE CONHECIMENTO: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM QUESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n4p1131Palavras-chave:
Pesquisa em educação. Manuais de pesquisa. Objeto de conhecimentoResumo
O tema central desta investigação é o processo de produção do conhecimento no campo da educação, a partir de uma pesquisa, de cunho bibliográfico, onde a ênfase será dada à discussão teórica, especificamente filosófica e epistemológica. O objetivo principal é analisar os manuais de pesquisa que servem de material didático para a formação inicial do pesquisador em educação, encontrados nas bibliotecas das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro, e identificar, nesses manuais, como é entendido e definido o objeto de conhecimento no ato de fazer pesquisa em educação. Dentre as concepções de conhecimento, que mostram as diferentes formas de conceber sua origem, cinco são destacadas: racionalismo, empirismo, intelectualismo, apriorismo e posicionamento crítico. Nessa análise, elegemos as concepções, racionalista e empiricista, na medida em que elas aparecem como as concepções recorrentes. Tendo, portanto, como pressuposto que a origem do conhecimento se dá na relação sujeito cognoscente e objeto cognoscível, o ato de conhecimento não se constitui como uma ação estática e mecânica, mas, como um ato de reflexão crítica sobre a teoria, uma vez que, segundo Cardoso (1976), (...) “As teorias não reveladas”. Toda essa preocupação com as questões que acompanham o ato de conhecer, mas que não aparecem, de modo imediato, no momento do exercício da investigação, tem como objetivo refletir sobre a prática da pesquisa em educação, especificamente, refletir sobre os manuais de formação do ofício de pesquisador em educação atribuem ao objeto a ser conhecido.
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