PESQUISA EM EDUCAÇÃO E ANÁLISE DO OBJETO DE CONHECIMENTO: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM QUESTÃO

Autores

  • Natália Regina de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janero. UERJ

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n4p1131

Palavras-chave:

Pesquisa em educação. Manuais de pesquisa. Objeto de conhecimento

Resumo

O tema central desta investigação é o processo de produção do conhecimento no campo da educação, a partir de uma pesquisa, de cunho bibliográfico, onde a ênfase será dada à discussão teórica, especificamente filosófica e epistemológica. O objetivo principal é analisar os manuais de pesquisa que servem de material didático para a formação inicial do pesquisador em educação, encontrados nas bibliotecas das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro, e identificar, nesses manuais, como é entendido e definido o objeto de conhecimento no ato de fazer pesquisa em educação. Dentre as concepções de conhecimento, que mostram as diferentes formas de conceber sua origem, cinco são destacadas: racionalismo, empirismo, intelectualismo, apriorismo e posicionamento crítico. Nessa análise, elegemos as concepções, racionalista e empiricista, na medida em que elas aparecem como as concepções recorrentes. Tendo, portanto, como pressuposto que a origem do conhecimento se dá na relação sujeito cognoscente e objeto cognoscível, o ato de conhecimento não se constitui como uma ação estática e mecânica, mas, como um ato de reflexão crítica sobre a teoria, uma vez que, segundo Cardoso (1976), (...) “As teorias não reveladas”. Toda essa preocupação com as questões que acompanham o ato de conhecer, mas que não aparecem, de modo imediato, no momento do exercício da investigação, tem como objetivo refletir sobre a prática da pesquisa em educação, especificamente, refletir sobre os manuais de formação do ofício de pesquisador em educação atribuem ao objeto a ser conhecido. 

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Biografia do Autor

Natália Regina de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janero. UERJ

Pedagoga formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ. PropEd/ UERJ.

Componente do grupo de estudos - Episteme UERJ.

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Publicado

2013-04-11

Como Citar

ALMEIDA, Natália Regina de. PESQUISA EM EDUCAÇÃO E ANÁLISE DO OBJETO DE CONHECIMENTO: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM QUESTÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 1131, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n4p1131. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1118. Acesso em: 25 nov. 2024.