A PRESENÇA DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TEA EM ESCOLAS PÚBLICAS:
CONTRADIÇÕES NA OFERTA DE SERVIÇOS TERAPÊUTICOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11133Palavras-chave:
Autismo, Neurodiversidade, Serviços terapêuticosResumo
O artigo compartilha resultados de pesquisas etnográficas que analisaram contradições nos modos de usar as categorias deficiência e diversidade na escolarização de crianças diagnosticadas no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Abordou a crescente oferta de serviços terapêuticos para estudantes diagnosticados com TEA no âmbito das Redes Públicas de Ensino das Cidades de São Paulo e Guarulhos. Identificou situações em que a presença de Atendentes Terapêuticos tornou-se objeto de controvérsias, uma vez que essa presença desestabilizou princípios da Educação Inclusiva. Constatou que está em andamento uma dinâmica de apropriação de argumentos relacionados à neurodiversidade. Concluiu que o silenciamento pedagógico em relação ao tema pode ser analisado com o conceito de deficientização que é desenvolvido apresentado ao final.
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