A PRESENÇA DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TEA EM ESCOLAS PÚBLICAS:

CONTRADIÇÕES NA OFERTA DE SERVIÇOS TERAPÊUTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11133

Palavras-chave:

Autismo, Neurodiversidade, Serviços terapêuticos

Resumo

O artigo compartilha resultados de pesquisas etnográficas que analisaram contradições nos modos de usar as categorias deficiência e diversidade na escolarização de crianças diagnosticadas no Transtorno do Espectro Autista (TEA).  Abordou a crescente oferta de serviços terapêuticos para estudantes diagnosticados com TEA no âmbito das Redes Públicas de Ensino das Cidades de São Paulo e Guarulhos. Identificou situações em que a presença de Atendentes Terapêuticos tornou-se objeto de controvérsias, uma vez que essa presença desestabilizou princípios da Educação Inclusiva. Constatou que está em andamento uma dinâmica de apropriação de argumentos relacionados à neurodiversidade. Concluiu que o silenciamento pedagógico em relação ao tema pode ser analisado com o conceito de deficientização que é desenvolvido apresentado ao final.

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Biografia do Autor

Raelen Brandino Gonçalves, Projeto Educinep: Educação Inclusiva na Escola Pública

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Pesquisadora do Projeto EDUCINEP: Educação Inclusiva na Escola Pública.

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Publicado

2023-11-27

Edição

Seção

Dossiê: Transtorno do Espectro Autista e Educação