SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO

Autores

  • Luiza Turnes Senac EaD
  • Julia Larissa Borges Barcella Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lurdete Castelan Novicki Prefeitura Municipal de Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11088

Resumo

Dividida em três partes, a obra Sociologia da Educação em Movimento, publicada em 2022, apresenta uma nova e instigante proposta: ouvir sociólogos contemporâneos a partir de questões previamente elaboradas que versam sobre a sociologia, em especial a sociologia da educação, e o papel do sociólogo na contemporaneidade. Oito questões respondidas por quatro diferentes e renomados sociólogos franceses - François Dubet, David Le Breton, Martine Plard-Derivry e Éric Plaisance – dão corpo a primeira parte do livro. A obra ainda conta com um inventário autobiográfico de Gabriel Langouët e, em seu último capítulo, somos brindados com uma entrevista inédita com Jean-Claude Passeron, realizada por Tiago R. dos Santos, um dos organizadores. As respostas dos sociólogos franceses às oito questões, o inventário de Langoüet e a entrevista com Passeron, certamente contribuem para as reflexões de muitos pesquisadores da área das humanidades na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Turnes, Senac EaD

Analista Pedagógica do SENAC/EaD na cidade de São José/SC. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestra em Educação e licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade. Integrante do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu - LAPSB/CNPq, do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina - GPEFESC/CNPq e do Grupo de Pesquisa Trabalho e Conhecimento na Educação Superior - TRACES/CNPq.

 

Julia Larissa Borges Barcella, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em gestão escolar e coordenação pedagógica e licenciada em Pedagogia, a autora integra o Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu - LAPSB/CNPq e o Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina - GPEFESC/CNPq, ambos vinculados a Universidade Federal de Santa Catarina e direcionados aos estudos dentro da Sociologia da Educação.

Lurdete Castelan Novicki, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Professora na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis/SC. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestra em Educação e licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade e, ainda, especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Integrante do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu - LAPSB/CNPq e do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina - GPEFESC/CNPq.

Referências

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. Trad. Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
GOBLOT, Edmond. La Barrière et le Niveau: Étude Sociologique sur la Bourgeoisie Française moderne. MacGraw-Hill Gooks Co., Inc. New York and London, 1939.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Edição

Seção

Resenhas