SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO

Autores

  • Luiza Turnes Senac EaD
  • Julia Larissa Borges Barcella Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lurdete Castelan Novicki Prefeitura Municipal de Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11088

Resumo

Dividida em três partes, a obra Sociologia da Educação em Movimento, publicada em 2022, apresenta uma nova e instigante proposta: ouvir sociólogos contemporâneos a partir de questões previamente elaboradas que versam sobre a sociologia, em especial a sociologia da educação, e o papel do sociólogo na contemporaneidade. Oito questões respondidas por quatro diferentes e renomados sociólogos franceses - François Dubet, David Le Breton, Martine Plard-Derivry e Éric Plaisance – dão corpo a primeira parte do livro. A obra ainda conta com um inventário autobiográfico de Gabriel Langouët e, em seu último capítulo, somos brindados com uma entrevista inédita com Jean-Claude Passeron, realizada por Tiago R. dos Santos, um dos organizadores. As respostas dos sociólogos franceses às oito questões, o inventário de Langoüet e a entrevista com Passeron, certamente contribuem para as reflexões de muitos pesquisadores da área das humanidades na atualidade.

Downloads

Biografia do Autor

Luiza Turnes, Senac EaD

Analista Pedagógica do SENAC/EaD na cidade de São José/SC. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestra em Educação e licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade. Integrante do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu - LAPSB/CNPq, do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina - GPEFESC/CNPq e do Grupo de Pesquisa Trabalho e Conhecimento na Educação Superior - TRACES/CNPq.

 

Julia Larissa Borges Barcella, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em gestão escolar e coordenação pedagógica e licenciada em Pedagogia, a autora integra o Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu - LAPSB/CNPq e o Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina - GPEFESC/CNPq, ambos vinculados a Universidade Federal de Santa Catarina e direcionados aos estudos dentro da Sociologia da Educação.

Lurdete Castelan Novicki, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Professora na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis/SC. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestra em Educação e licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade e, ainda, especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Integrante do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu - LAPSB/CNPq e do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina - GPEFESC/CNPq.

Referências

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. Trad. Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
GOBLOT, Edmond. La Barrière et le Niveau: Étude Sociologique sur la Bourgeoisie Française moderne. MacGraw-Hill Gooks Co., Inc. New York and London, 1939.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

TURNES, Luiza; BORGES BARCELLA, Julia Larissa; NOVICKI, Lurdete Castelan. SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 18, p. e11088, 2023. DOI: 10.7867/1809-03542022e11088. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11088. Acesso em: 8 abr. 2025.

Edição

Seção

Resenhas