SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11088Resumo
Dividida em três partes, a obra Sociologia da Educação em Movimento, publicada em 2022, apresenta uma nova e instigante proposta: ouvir sociólogos contemporâneos a partir de questões previamente elaboradas que versam sobre a sociologia, em especial a sociologia da educação, e o papel do sociólogo na contemporaneidade. Oito questões respondidas por quatro diferentes e renomados sociólogos franceses - François Dubet, David Le Breton, Martine Plard-Derivry e Éric Plaisance – dão corpo a primeira parte do livro. A obra ainda conta com um inventário autobiográfico de Gabriel Langouët e, em seu último capítulo, somos brindados com uma entrevista inédita com Jean-Claude Passeron, realizada por Tiago R. dos Santos, um dos organizadores. As respostas dos sociólogos franceses às oito questões, o inventário de Langoüet e a entrevista com Passeron, certamente contribuem para as reflexões de muitos pesquisadores da área das humanidades na atualidade.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. Trad. Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
GOBLOT, Edmond. La Barrière et le Niveau: Étude Sociologique sur la Bourgeoisie Française moderne. MacGraw-Hill Gooks Co., Inc. New York and London, 1939.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.