RESISTENCIAS, INSURGENCIAS Y (RE)EXISTENCIAS EN COSTA RICA
CONTRIBUCIONES PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11034Palavras-chave:
Educação. Espiritualidades. Resistência.Resumo
O artigo objetiva apresentar a resistência social e educativa observada em grupos e movimentos de Costa Rica, para indagar sobre uma possível relação entre práticas educativas locais, resistências e espiritualidades. Realiza-se uma abordagem crítica e com sensibilidade educativa de temas recorrentes na cotidianidade dos grupos e movimentos participantes do projeto de extensão “Educações, Espiritualidades e Resistências: vivências pedagógicas e sociorreligiosas libertadoras para a infância e adolescência”, pertencente à Escola Ecumênica de Ciências da Religião da Universidade Nacional, Costa Rica. A resistência nas comunidades e coletivos de Costa Rica é percebida como uma oportunidade para revisar a educação e promover reflexões e metodologias mais comprometidas com a justiça social e cultural. Trata-se de um trabalho baseado na análise histórico-textual em diálogo com os contextos dos movimentos e grupos que integram o projeto.
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