RESISTENCIAS, INSURGENCIAS Y (RE)EXISTENCIAS EN COSTA RICA
CONTRIBUCIONES PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11034Palavras-chave:
Educação. Espiritualidades. Resistência.Resumo
O artigo objetiva apresentar a resistência social e educativa observada em grupos e movimentos de Costa Rica, para indagar sobre uma possível relação entre práticas educativas locais, resistências e espiritualidades. Realiza-se uma abordagem crítica e com sensibilidade educativa de temas recorrentes na cotidianidade dos grupos e movimentos participantes do projeto de extensão “Educações, Espiritualidades e Resistências: vivências pedagógicas e sociorreligiosas libertadoras para a infância e adolescência”, pertencente à Escola Ecumênica de Ciências da Religião da Universidade Nacional, Costa Rica. A resistência nas comunidades e coletivos de Costa Rica é percebida como uma oportunidade para revisar a educação e promover reflexões e metodologias mais comprometidas com a justiça social e cultural. Trata-se de um trabalho baseado na análise histórico-textual em diálogo com os contextos dos movimentos e grupos que integram o projeto.
Downloads
Referências
Cortes, C. (2003). La invención de Costa Rica. San José: Ed. Costa Rica.
Freire, P. (2007). Pedagogía de la esperanza. Siglo Veintiuno Editores.
González, S.; Colmenares, J.; Ramírez, V. (2011). La resistencia social: una resistencia para la paz. Hallazgos, Universidad Santo Tomás Bogotá, Colombia, 8(15), 237-254.
Monestel, M. (2013). Negritud, resistencia cultural y ciudadanía en letras de calypsos limonenses. Rev. Ístmica, 16, 69-75.
Oliva, Mario. (2006). Artesanos y obreros costarricenses, 1880-1914. San José: Ed. UNED.
Solórzano, Juan. (19929. Conquista, colonización y resistencia indígena en Costa Rica. Revista de Historia, 25 (enero), 191-205. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/historia/article/view/3348 Acceso en 19 de enero del 2023.
Walsh, C. (2013). Lo pedagógico y lo decolonial: entretejiendo caminos. En: Walsh, Catherine (editora). Pedagogías decoloniales. Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo 1. Serie Pensamiento decolonial. Abya Yala.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.