O COTIDIANO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS

Autores

  • João Colares da Mota Neto Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n4p1117

Palavras-chave:

Cotidiano, pesquisa, educação, epistemologia

Resumo

Neste artigo, discutimos a centralidade da categoria cotidiano na teoria e pesquisa educacionais contemporâneas. Partindo de uma concepção marxista de cotidiano, cotidianidade e vida cotidiana, baseada em Henri Lefebvre e Agnes Heller, defendemos as potencialidades epistemológicas de estudos sobre a educação do cotidiano, em especial a contribuição desta perspectiva para a valorização dos saberes e práticas culturais dos povos da Amazônia, visando uma sociedade inclusiva, democrática e inter/multicultural.

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Biografia do Autor

João Colares da Mota Neto, Universidade do Estado do Pará

Professor, pesquisador e pedagogo da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Doutorando em Educação (Educação, Cultura e Sociedade) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação (Saberes Culturais e Educação na Amazônia) e graduado em Pedagogia pela UEPA. Desenvolve pesquisas na área da Educação Popular e dos Estudos Culturais, vinculado ao Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA/CNPq) e aos Grupos de Pesquisa "Constituição do Sujeito, Cultura e Educação" (ECOS/ICED/UFPA) e "José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latinoamericano" (ICED/UFPA).

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Publicado

2013-04-11

Como Citar

MOTA NETO, João Colares da. O COTIDIANO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 1117, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n4p1117. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1103. Acesso em: 25 nov. 2024.