OLHARES SOBRE O PIBID A PARTIR DE DENTRO DAS ESCOLAS
PERCEPÇÕES DAS SUPERVISORAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UERGS - UNIDADE SÃO LUIZ GONZAGA/RS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10942Resumo
O artigo se constitui de pesquisa realizada com regentes de classe escolar que, como Supervisoras, participaram do PIBID - Subprojeto “Da Discência à Docência: a ‘boniteza’ de ser professor/professora”, desenvolvido pelo Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade São Luiz Gonzaga/RS, no período de 2011 a 2014. Objetivou-se apreender olhares sobre o PIBID a partir de dentro das escolas, razão pela qual buscou ouvir as percepções das Professoras Supervisoras, inseridas neste programa desenvolvido pela UERGS. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Resultou que o PIBID vem a somar positivamente na trajetória formativa das acadêmicas do curso de Pedagogia, assim como na comunidade escolar onde o mesmo está inserido concluindo que a vivência no projeto proporciona incentivos à formação docente crítico-reflexiva e à ampliação dos horizontes para aqueles(as) que fazem parte do Programa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.