OLHARES SOBRE O PIBID A PARTIR DE DENTRO DAS ESCOLAS

PERCEPÇÕES DAS SUPERVISORAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UERGS - UNIDADE SÃO LUIZ GONZAGA/RS

Autores

  • Cristiane Barcellos Bocacio da Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Livio Osvaldo Arenhart

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10942

Resumo

O artigo se constitui de pesquisa realizada com regentes de classe escolar que, como Supervisoras, participaram do PIBID - Subprojeto “Da Discência à Docência: a ‘boniteza’ de ser professor/professora”, desenvolvido pelo Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade São Luiz Gonzaga/RS, no período de 2011 a 2014. Objetivou-se apreender olhares sobre o PIBID a partir de dentro das escolas, razão pela qual buscou ouvir as percepções das Professoras Supervisoras, inseridas neste programa desenvolvido pela UERGS. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Resultou que o PIBID vem a somar positivamente na trajetória formativa das acadêmicas do curso de Pedagogia, assim como na comunidade escolar onde o mesmo está inserido concluindo que a vivência no projeto proporciona incentivos à formação docente crítico-reflexiva e à ampliação dos horizontes para aqueles(as) que fazem parte do Programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Barcellos Bocacio, da Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS. Especialista em Gestão em Educação: Supervisão e Orientação (UERGS) e em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental (UNOPAR). Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (URI) e Graduação em Pedagogia - Segunda Licenciatura (UNINTER). Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: Identidades e formação docentes; e Políticas Públicas. https://orcid.org/0000-0001-9227-4444

Livio Osvaldo Arenhart

Doutorado estágio pós-doutoral junto ao PPGEC da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (2020) e estágio pós-doutoral em Direito junto ao PPG de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). Possui graduação em Filosofia (1991) e Graduação em Pedagogia (1981).https://orcid.org/0000-0003-2554-5480

Downloads

Publicado

2023-11-20