AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO PIAUÍ

uma análise do acesso à educação superior por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Autores

  • Marcus Vinícius de Sousa Lopes Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Willame Carvalho e Silva Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Jairo de Carvalho Guimarães Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10938

Palavras-chave:

Acesso à Educação Superior. Educação a Distância. Universidade Aberta do Brasil. Piauí.

Resumo

As políticas públicas para a educação superior, na medida que buscam fomentar o desenvolvimento, definir diretrizes de expansão e ampliar a interiorização desse nível de educação, também avaliam os resultados do programa. O estudo pretende avaliar o impacto do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), no contexto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o propósito de aferir a extensão e a interiorização da educação superior a distância no Piauí, no período de sua instalação (2006 a 2020). O estudo possui natureza descritivo-exploratória, de abordagem quantitativa, apoiando-se na técnica do Estudo de Caso. Como conclusão, percebeu-se que há franca evolução do projeto UAB na UFPI, tendo em vista o crescente oferecimento de cursos, disponibilização de vagas e criação de polos. Ressalve-se a necessidade de futuras pesquisas relacionadas à avaliação qualitativa dos resultados do programa.

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Biografia do Autor

Marcus Vinícius de Sousa Lopes, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestrando em Políticas Públicas - UFPI - 2022, Especialização em Gestão Pública - UFPI - 2019, aperfeiçoamento em Educação Ambiental-UFRPE , graduado em Bacharelado em Administração- UFPI - 2012. Atuou como professor orientador na UFPI, professor formador - IEMA, professor dos cursos PRONATEC-IFPI, Assessor de microcrédito rural - BNB, coordenação do projeto Dom Helder Câmara no território serra da capivara. Atualmente é Fiscal Estatual de Defesa Agropecuário da Agencia de Defesa Agropecuária do Piauí.

Willame Carvalho e Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1992), Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (1993) , Bacharelado em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2003), MBA Executivo em Gestão Cooperativas (2019) e Mestrado em História da Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998). É professor Assistente da Universidade Estadual do Maranhão - Campus Timon-MA(2000 - até a presente data) e instrutor e Membro do Conselho Consultivo da Escola do Judiciário Estadual Piauiense - EJUD Piauí (2016-até a presente data). Secretário Geral do Núcleo de Memória e Historia do TJPI. Membro Fundador da Academia de Ciências do Piauí. Atualmente é doutorando em Políticas Públicas pela UFPI e cursa MBA em Gestão Judiciária pela FGV.

Jairo de Carvalho Guimarães, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professor permanente e subcoordenador (2022-2024) do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) vinculado ao CCHL - Centro de Ciências Humanas e Letras (Teresina-PI). Doutorado em Educação (UFRJ); mestrado em Controladoria e Administração (UFC); especialização em Contabilidade e Planejamento Tributário (UFC); graduação em Administração (FACE - Fortaleza). Atuou por 30 anos na iniciativa privada, em bancos e seguradoras. Atuou como gerente regional e gerente comercial, respectivamente, nas corretoras de seguros da CAIXA e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Há 8 (oito) anos é professor formador do PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores. Foi membro docente junto ao CEPEX e CONSUN pelo Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos) no período 2011/2012. Foi Coordenador do Curso de Administração do Campus Picos. Foi coordenador do Curso de Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) em dois mandatos: julho de 2016 a julho de 2018 e de agosto de 2018 a agosto de 2020. Foi membro representante docente do CAFS junto ao CONSUN - Conselho Universitário, CEPEX - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CAMEN - Câmara de Ensino, ligada à PREG - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e CAMEX - Câmara de Extensão (PREXC). Foi, por 02 (dois) anos, presidente da CPAD - Comissão Própria de Avaliação Docente, setorial Floriano. Foi membro efetivo da CPA - Comissão Própria de Avaliação, setorial Floriano. Foi professor da Rede E-TEC por 2 (dois) anos, vinculado ao Colégio Técnico de Floriano, polo Guadalupe (PI). É membro do CAT - Comitê de Assessoramento Técnico Científico da PROPESQI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. Há 04 (quatro) anos é membro do Comitê Interno do PIBEX - Programa Institucional de Bolsas de Projetos e Programas de Extensão, vinculado à PREXC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Foi Coordenador Acadêmico do Curso de Especialização (Lato Sensu) em Gestão de Pequenas e Médias Empresas (carga horária de 450 horas), turma I. Possui Projetos de Extensão e de Pesquisa em vigência. É o representante do Estado do Piauí junto à ANGRAD - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (biênio 2018-2019 e biênio 2020-2021). Atua como Elaborador de Itens para o BNI - Banco Nacional de Itens do ENADE (INEP-MEC) desde maio de 2018. Foi membro titular do Conselho Curador (2019-2021) da FADEX - FUNDAÇÃO CULTURAL E DE FOMENTO À PESQUISA, ENSINO, EXTENSÃO E INOVAÇÃO. Desde 2018 é parecerista de trabalhos submetidos ao SEMEAD (PPGA/FEA/USP). Desde 2016 é parecerista de trabalhos submetidos ao ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, promovido pela ANGRAD. É líder de tema do ENANGRAD. É líder de tema do EGEPE. É líder de tema do EIGEDIN. É líder do tema 11 – Educação para o Empreendedorismo na divisão ITE – Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, triênio 2022-2024 da ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração. É moderador de sessões científicas do ENANGRAD, EIGEDIN, ENGEMA. Foi editor adjunto do dossiê Políticas Públicas de Estímulo ao Empreendedorismo, publicado pela RELISE - Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo. Foi Coordenador de Estágio Obrigatório (2020-2021) do Curso de Administração do CAFS/UFPI, reconduzido por mais um ano (2021-2022). É membro efetivo da ANPAD e da ANEGEPE. Realiza pesquisas no campo do Empreendedorismo (econômico, social, institucional e educacional); Gestão Ambiental e Sustentabilidade; Currículo; Competências Docentes; Relações do Trabalho; Motivação, Gestão de Pessoas, Gestão e Políticas Públicas; Educação, Estado e Sociedade; Transformações Sociais; Capitalismo e Políticas Públicas; Direitos Sociais e Cidadania.

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

DE SOUSA LOPES, Marcus Vinícius; E SILVA, Willame Carvalho; GUIMARÃES, Jairo de Carvalho. AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO PIAUÍ: uma análise do acesso à educação superior por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 18, p. e10938, 2023. DOI: 10.7867/1809-03542022e10938. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10938. Acesso em: 22 nov. 2024.