DOS DOS MEDOS E MISTÉRIOS AOS DIVERTIMENTOS

A TRANSFORMAÇÃO DO OLHAR IMIGRANTE ALEMÃO SOBRE A NATUREZA EM BLUMENAU (1853-1911)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10919

Palavras-chave:

migração. Educação do Corpo. Cultura Física.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as transformações relativas às interpretações sobre a natureza que culminaram em novos processos de educação do corpo e na constituição de um discurso referente à cultura física na cidade de Blumenau no Estado de Santa Catarina. As fontes utilizadas foram os relatórios escritos pelo diretor da colônia, bem como cartas, imagens e diários. As análises evidenciam que o desenvolvimento da colônia e da posterior cidade possibilitou novas interpretações e entendimentos sobre a relação indivíduo/natureza/educação. A título de conclusão aponta-se que a pequena localidade foi aos poucos necessitando gerenciar cada vez mais os perigos e mistérios da natureza o que resultou na formação de novos indivíduos e com rupturas nos modos de ver, olhar e educar o corpo. 

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Biografia do Autor

Heitor Luiz Furtado, Universidade do Vale do Itajaí

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2009). Mestre em Educação pela Universidade do Vale Do Itajaí UNIVALI (2012). Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Parará - UFPR na linha de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade. Coordenador do Curso de Educação Física da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI e Apoio Pedagógico da Escola de Ciências da Saúde - ECS, também pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Possui experiência na Educação Básica, no Ensino Superior e em ambientes não formais de ensino, direcionando seus estudos para a área da História da Educação Física e do Esporte, Epistemologia da Educação Física, Pedagogia do Esporte e Futebol e Futsal. 

Evelise Amgarten Quitzau, Universidade Federal de Viçosa

É formada em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2008), mestre em Educação Física - área de concentração Educação Física e Sociedade, pela mesma instituição (2011) e doutora em Educação pela Unicamp (2016). Docente do curso de Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa. Foi docente da Licenciatura em Educação Física e do Programa de Mestrado em Educação Física do Instituto Superior de Educación Física, da Universidad de la República, Uruguai, e é pesquisadora associada do Sistema Nacional de Investigadores da Agencia Nacional de Investigación e Innovación (SNI/ANII). Dedica-se a pesquisas relacionadas à história da educação e da educação física, a partir de perspectivas regionais e à história da ginástica alemã e da imigração nas primeiras décadas do século XX em países latino-americanos. Recebeu bolsa Fapesp no mestrado e no doutorado, tendo sido também contemplada com bolsa BEPE/Fapesp para realização de estágio de pesquisa junto à Westfälische-Wilhelms Universität Münster/Alemanha, no ano de 2013. Integra o Joe Arbena Latin-American Sport History Grant Committee, da North American Society for Sport History (NASSH) e o conselho da International Society for the History of Physical Education and Sport.

Marcelo Moraes e Silva, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Educação Física. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, ministrando aulas na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Linha de Pesquisa Aspectos Socioculturais do Esporte e do Lazer) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação) da mesma universidade. Associado a Société Française D'Histoire du Sport (SFHS) e European Committee for the History of Sports (CESH). Atualmente é membro do conselho consultivo da Educar em Revista, coordenador da LInha História e Historiografia da Educação (PPGE/UFPR); Contratado pelo governo francês para um posto pós-doutoral na Universidade de Rennes 2, sob a supervisão de Michaël Attali no laboratório VIPS2.. Atua principalmente nos seguintes temas de investigação: História do Corpo; História da Educação; História da Educação Física e do Esporte.

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Publicado

2023-09-27