DOS DOS MEDOS E MISTÉRIOS AOS DIVERTIMENTOS
A TRANSFORMAÇÃO DO OLHAR IMIGRANTE ALEMÃO SOBRE A NATUREZA EM BLUMENAU (1853-1911)
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10919Palavras-chave:
migração. Educação do Corpo. Cultura Física.Resumo
O artigo tem como objetivo analisar as transformações relativas às interpretações sobre a natureza que culminaram em novos processos de educação do corpo e na constituição de um discurso referente à cultura física na cidade de Blumenau no Estado de Santa Catarina. As fontes utilizadas foram os relatórios escritos pelo diretor da colônia, bem como cartas, imagens e diários. As análises evidenciam que o desenvolvimento da colônia e da posterior cidade possibilitou novas interpretações e entendimentos sobre a relação indivíduo/natureza/educação. A título de conclusão aponta-se que a pequena localidade foi aos poucos necessitando gerenciar cada vez mais os perigos e mistérios da natureza o que resultou na formação de novos indivíduos e com rupturas nos modos de ver, olhar e educar o corpo.
Downloads
Referências
BLUMENAU, H O. A Colônia alemã de Blumenau na província de Santa Catarina no Sul do Brasil. Blumenau: Cultura em Movimento, 2002.
BURKE, P. Testemunha Ocular: o uso de imagens como evidência história. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
CUNHA, J. L. D. Escrever histórias para convencer os outros: memórias, diários e cartas de imigrantes. Revista Brasileira de Pesquisa, v. 3, n. 7, p. 235-256, 2018.
DER URWALDSBOTE, 7/10/1910, s.p.
EINE TURNFAHRT NACH DEM SPITZKOPF BEI BLUMENAU IN SÜD-BRASILIEN. Deutsche Turnzeitung, n. 34, 1904, p. 829-830
FURTADO, H. L.; QUITZAU, E. A.; MORAES E SILVA, M. Blumenau e seus imigrantes: apontamentos acerca da emergência de uma cultura física (1850-1899). Movimento, v. 24, p. 665-676, 2018.
FURTADO, H. L.; QUITZAU, E. A.; MORAES E SILVA, M. Entre rencontres et festivités: les clubs de tir et la mise en ouvre d'une culture physique à Blumenanu/Brésil. In: LOUDCHER, Jean François; SUCHET, André; SOULIER, Pauline. (eds.). Héritages sportifs et dynamiques patrimoniales. Bordeaux: Presses Universitaires de la Méditerranée, v. 1, 2021. p. 387-405.
FURTADO, H. L.; QUITZAU, E. A.; MORAES E SILVA, M. Da defesa e segurança à destreza e a eficiência: Schützenverein Blumenau e a emergência uma cultura física em Blumenau (1859-1910). Revista da ALESDE, v. 14, n. 2, p. 67-86, 2022a.
FURTADO, H. L.; QUITZAU, E. A.; MORAES E SILVA, M. A emergência das práticas esportivas na cidade de Blumenau-SC (1910-1920): um olhar sobre futebol e o remo. Motrivivência, v. 34, n. 65, 2022b.
IMIGRANTE. Cartas enviadas (1853). Blumenau em cadernos, Tomo XXXII, n.9,
p.279, 1991.
IMIGRANTE. Cartas enviadas (1854). Blumenau em cadernos, Tomo XXXII, n.9,
p.279, 1991.
IMIGRANTE. Cartas enviadas (1855). Blumenau em cadernos, Tomo XXXII, n.9,
p.279, 1991.
IMIGRANTE. Cartas enviadas (1856). Blumenau em cadernos, Tomo XXXII, n.9,
p.289, 1991.
IMIGRANTE. Cartas enviadas (1867). Blumenau em cadernos, Tomo IX, n.10,
p.154, 1968.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2020). Dados populacionais por cidade. Disponível: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/blumenau/panorama. Brasília, 2020.
JORGE, T. P.; VAZ, A. F. Vida na natureza para alunos do Ginásio Santa Catarina: o piquenique como cultura modernizadora em Florianópolis (1906-1918). Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, v. 13, n. 1, p. 75-94, 2016.
KRISCHNER, R. Cartas enviadas (1856). Blumenau em Cadernos, Tomo VII, n.10,
p. 200, 1966. KIRK, D. Physical culture, Physical education and relational analysis. Sport, education and society, v. 4, n. 1, p. 63-73, 1999.
LUEBKE, F. Germans in Brazil: a comparative history of cultural conflict during World War I. London: Louisiana State University Press, 1987.
MACHADO, R. De Colônia a Cidade: Propriedade, mobilidade e ordem pública em Blumenau de fins do século XIX. 2007. 220f. Dissertação (Mestrado em História Cultural) UFSC, Florianópolis.
MEDEIROS, D. C. C. QUITZAU, E. A.; MORAES E SILVA, M. A travessia de São Paulo a nado (1924-1944) e o processo de esportivização aquática paulistana. História: Questões & Debates, v. 68, n. 2, p. 77-95, 2020.
MORAES E SILVA, M.; QUITZAU, E. A.; SOARES, C. L. Práticas educativas e de divertimento junto à natureza: a cultura física em Curitiba (1886-1914). Educação e pesquisa, v. 44, e178293, 2018.
PERES, J. A & NÖTZOLD, A. L. V. Os indígenas no século XIX: A Selvageria Nos (dos) Discursos Oficiais (1850-1880). ÁGORA: Arquivologia Em Debate, v. 20, n. 41, p. 20-41, 2011.
PETRY, S. M. V. Os clubes de caça e tiro na região de Blumenau: 1859- 1981. Blumenau: Fundação Casa Dr. Blumenau, 1988.
QUITZAU, E. A.; SOARES, C. L. O ideário de vida ao ar livre nas sociedades ginásticas teutobrasileiras (1880-1938). Pro-Posições, v. 30, e20170019, 2019.
ROSSBACH, R. F. A música em Blumenau no início da colonização alemã (1863-1937). 2008. 175p. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Música Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis.
SAINT-MARTIN, J. Les activités de nature à l’école : entre une approche vitaliste et un ancrage culturel. In : ATTALI, M; SAINT-MARTIN, J. (orgs.). A l’école du sport. Épistémologie des savoirs corporels du XIXe siècle à nos jours. Louvain-la-Neuve, De Boeck, 2014. p. 23-49.
SEYFERTH, G. A colonização alemã no vale do Itajaí-Mirim: um estudo de desenvolvimento econômico. Porto Alegre: Movimento, 1974.
SEYFERTH, G. Imigração e cultura no Brasil. Brasília: Editora UnB, 1990.
SEYFERTH, G. A identidade teuto-brasileira numa perspectiva histórica. In: MAUCH, C.; VASCONCELOS, N. (orgs), Os Alemães no sul do Brasil: cultura, etnicidade, história. Canoas: Ed. ULBRA, 1994. p. 11-28.
SEYFERTH, G. Etnicidade, política e ascensão social: um exemplo teuto brasileiro. Mana, v. 5, n.2, p. 61-88, 1999.
SIRIANI, S. C. L. Os descaminhos da imigração alemã para São Paulo no Século XIX: aspectos políticos. Almanack Braziliense, n. 02, p. 91-100, 2005.
SOARES, C. L. Educação do corpo. In F. J. González, & P. E. Fensterseifer, Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Unijuí, 2014. p.219-225.
SOARES, C, L. Educação do corpo: apontamentos para a historicidade de uma noção. Educar em Revista, v. 37, e76507, 2021.
STUTZER, T. Cartas enviadas (1886). Blumenau em cadernos, Tomo XXXIX, n.5,
p. 9, 1998.
THOMAS, K. O homem e o mundo natural: mudanças de atitudes em relação as plantas e aos animais, 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
VIGARELLO, G. Histoire. Paris: Le Pommier, 2018.
VILLARET, S; SAINT-MARTIN, J. Écoles de plein air et naturisme : une innovation en milieu scolaire (1887-1935). Movement & Sport Sciences, v. 51, n. 1, p. 11-28, 2004.
WEBER, M. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WEISE. Cartas enviadas (1855). Blumenau em cadernos, Tomo XI, n.5, p. 96,
1963.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.