SIGNOS INTERPRETANTES NA COMUNICAÇÃO EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM EXPERIMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10898Palavras-chave:
Semiótica Peirceana. Comunicação. Educação Básica.Resumo
Neste artigo apresentamos resultados parciais de uma pesquisa que buscou evidenciar a aprendizagem de estudantes da Educação Básica a partir da comunicação ao desenvolverem atividades de Modelagem Matemática com experimentação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados foram analisados conforme as orientações da Análise de Conteúdo. Em nossa investigação, tratamos a comunicação à luz da semiótica peirceana, como uma produção de signos interpretantes a serem interpretados. O olhar semiótico a partir dos papéis dos signos interpretantes permitiu o levantamento das categorias intensões e objetivos, ideias e experiências e a categoria meios de tratamento. Por meio das categorias foi possível evidenciar a comunicação na sala de aula e como a comunicação conduziu os estudantes ao aprendizado.
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