SIGNOS INTERPRETANTES NA COMUNICAÇÃO EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM EXPERIMENTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10898

Palavras-chave:

Semiótica Peirceana. Comunicação. Educação Básica.

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados parciais de uma pesquisa que buscou evidenciar a aprendizagem de estudantes da Educação Básica a partir da comunicação ao desenvolverem atividades de Modelagem Matemática com experimentação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados foram analisados conforme as orientações da Análise de Conteúdo. Em nossa investigação, tratamos a comunicação à luz da semiótica peirceana, como uma produção de signos interpretantes a serem interpretados. O olhar semiótico a partir dos papéis dos signos interpretantes permitiu o levantamento das categorias intensões e objetivos, ideias e experiências e a categoria meios de tratamento. Por meio das categorias foi possível evidenciar a comunicação na sala de aula e como a comunicação conduziu os estudantes ao aprendizado.

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Biografia do Autor

Robson Aparecido Ramos Rocha, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (2021). Graduado em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Informática pela Faculdade de Apucarana (2011)  Membro do Grupo de Pesquisa sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática (GRUPEMMAT). Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Paraná - SBEM-PR.

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina, atuando no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre
e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2013). É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR.

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

ROCHA, Robson Aparecido Ramos; DA SILVA, Karina Alessandra Pessoa. SIGNOS INTERPRETANTES NA COMUNICAÇÃO EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM EXPERIMENTAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 18, p. e10898, 2023. DOI: 10.7867/1809-03542022e10898. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10898. Acesso em: 22 dez. 2024.