PRINCÍPIOS PARA UMA PRÁTICA DIALÓGICO-DISCURSIVA DE ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA NA PRÉ-ESCOLA

Autores

  • Jordanna Castelo Branco UERJ

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10883

Palavras-chave:

leitura e escrita, avaliação de contexto, instrumento avaliativo, Educação Infantil

Resumo

Este artigo objetiva discutir os princípios norteadores do Instrumento de Avaliação de Contexto das Práticas de Oralidade, Leitura e Escrita elaborado como parte de uma pesquisa de doutorado. Tem como referencial teórico os estudos da linguagem de Bakhtin (1995, 2003) e Vigostiki (1991, 2007, 2008), de avaliação de contexto de Bondioli (2008, 2015) e Ferrari (2013) e de leitura e escrita e Educação Infantil de Corsino (2003) e Kramer, Corsino e Nunes (2011). Teve como metodologia revisão bibliográfica e levantamento e análise de documentos oficiais sobre avaliação de contexto e leitura e escrita na Educação Infantil. Concluiu-se que o ensino da leitura e da escrita na primeira infância deve ser baseado em práticas educativas contextualizadas e significativas para as crianças de modo a possibilitar a imersão delas cultura letrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jordanna Castelo Branco, UERJ

Pedagoga (2006), mestre (2012) e doutora (2019) em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Educação Infantil (2008) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

Referências

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2010.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.
BAPTISTA, M. C. A linguagem escrita e o direito à educação na primeira infância. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais, I, 2010. Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7159-2-7-linguagem-escrita-direitoeducacao-monica-correia/file Acesso em: 07/11/2018.
BONDIOLI, A.. Promuovere dall’interno”: un’estensione dell’approccio del “valutare, riflettere, restituire”. In: BONDIOLI, A.; SAVIO, D. (a cura di). La valutazione di contesto nei servizi per l’infanzia italiani: riflessione ed sperienze. Parma: Edizioni Junior (p. 41-56), 2015.
BONDIOLI, A. L’AVSI e la sua “filosofia”. In: BONDIOLI, A.; FERRARI, M. (a cura di). AVSI – Autovalutazione dela Scuola dell’Infanzia: uno strumento di formazione e il suo collaudo. S. Paolo: Edizioni Junior, 2008, p.13-57.
BONDIOLI, A. Valutare. In: BONDIOLI, A.; FERRARI, M. (a cura di). Verso un modelo di valutazione formativa. Azzano San Paulo: Junior, 2004.
BRASIL. Emenda Constitucional n.º 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm . Acesso em: 24 de agosto de 2017.
CORSINO, P.; et al. Leitura e escrita na educação Infantil: concepções e implicações pedagógicas. In: Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Básica. Crianças como leitoras e autoras. Brasília: MEC/SEB, 2016.
CORSINO, P.; KRAMER, S.; NUNES, M. F. R. Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na educação infantil e no ensino fundamental. Educação e Pesquisa, v. 37, n.1, jan/ abr, 2011.
CORSINO, P. Infância, linguagem e letramento: Educação Infantil na rede municipal do Rio de Janeiro. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Departamento de Educação, PUC-Rio, 2003.
FARACO, C. A. Criação ideológica e dialogismo. In: FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas de círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FERRARI, M. Differenti approcci al problema della qualità nella scuola. In: BONDIOLI, A.; FERRARI, M. (a cura di). Manuale di valutazione del contesto educativo: teorie, modelli, studi per la rilevazione della qualità della scuola. Milano: Franco Angeli, 2013, p. 66-77.
GALVÃO, A. M. de O. Criança e cultura escrita. In: Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Básica. Linguagem oral e linguagem escrita na Educação Infantil: práticas e interações. Brasília: MEC/SEB, 2016.
KRAMER, S.. O papel social da pré-escola. Cadernos de Pesquisa, n.58, ago, 1985.
MOSS, P.. Qual o futuro da relação entre Educação Infantil e ensino obrigatório? In: Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 142, jan/abr, 2011.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA/COORDENADORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Projeto leitura e escrita na Educação Infantil, 2016. Acesso em maio de 2018. Disponível em: http://www.projetoleituraescrita.com.br/quem-somos/historico/
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA/COORDENADORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Contribuições para a política nacional: a avaliação em Educação Infantil a partir da avaliação de contexto. Curitiba: Imprensa/UFPR; Brasília: Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Coordenação de Educação Infantil, 2015.
NUNES, M. F. R.; CORSINO, P. Leitura e escrita na Educação Infantil: contextos e práticas em diálogo. In: Cadernos de Pesquisa v.49, n.174, out/dez, 2019.
VIGOTSKI, L. S. A brincadeira e o desenvolvimento psíquico da criança. Trad. Zoia Prestes. Rio de janeiro: Ufrj, Revista GIS nº11, 2008, pp. 23-36. Disponível em http://www.ltds.ufrj.br/gis/anteriores/rvgis11.pdf
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

BRANCO, Jordanna Castelo. PRINCÍPIOS PARA UMA PRÁTICA DIALÓGICO-DISCURSIVA DE ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA NA PRÉ-ESCOLA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 18, p. e10883, 2023. DOI: 10.7867/1809-03542022e10883. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10883. Acesso em: 22 nov. 2024.