PRINCÍPIOS PARA UMA PRÁTICA DIALÓGICO-DISCURSIVA DE ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA NA PRÉ-ESCOLA

Autores

  • Jordanna Castelo Branco UERJ

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10883

Palavras-chave:

leitura e escrita, avaliação de contexto, instrumento avaliativo, Educação Infantil

Resumo

Este artigo objetiva discutir os princípios norteadores do Instrumento de Avaliação de Contexto das Práticas de Oralidade, Leitura e Escrita elaborado como parte de uma pesquisa de doutorado. Tem como referencial teórico os estudos da linguagem de Bakhtin (1995, 2003) e Vigostiki (1991, 2007, 2008), de avaliação de contexto de Bondioli (2008, 2015) e Ferrari (2013) e de leitura e escrita e Educação Infantil de Corsino (2003) e Kramer, Corsino e Nunes (2011). Teve como metodologia revisão bibliográfica e levantamento e análise de documentos oficiais sobre avaliação de contexto e leitura e escrita na Educação Infantil. Concluiu-se que o ensino da leitura e da escrita na primeira infância deve ser baseado em práticas educativas contextualizadas e significativas para as crianças de modo a possibilitar a imersão delas cultura letrada.

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Biografia do Autor

Jordanna Castelo Branco, UERJ

Pedagoga (2006), mestre (2012) e doutora (2019) em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Educação Infantil (2008) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

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Publicado

2023-12-11