DESAFIOS PARA O PPP DE ESCOLAS APÓS O PERÍODO PANDÊMICO:
ALGUMAS REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10805Palavras-chave:
democracia, Políticas públicas, Tecnologias Digitais da Informação e ComunicaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) de duas escolas de uma rede municipal de ensino, no interior do Estado da Bahia, e os desafios para sua atualização no retorno às atividades presenciais. A pesquisa parte da abordagem qualitativa e pressupostos teóricos metodológicos do estudo de caso, com base em Yin (2001). Como resultado parcial, destacamos as possibilidades para a reformulação do PPP, a partir das discussões realizadas nas escolas quanto a utilização das Tecnologias Digitais no ensino remoto emergencial, com objetivo construir uma formação para o exercício da cidadania plena na sociedade contemporânea.
Downloads
Referências
BONILLA, Maria Helena; PRETTO, Nelson De Luca. Política Educativa e cultura digital: entre práticas escolares e práticas sociais. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 499-521, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175795X.2015v33n2p499/31292. Acesso em: 12 jan. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, p. 27833, 20 dez. 1996. Seção 1. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 20 abr. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 1, 26 jun. 2014. Seção 1. Disponível em:
https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html. Acesso em: 20 abr. 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021.
CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000, 160 p.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET-CGI.br. Pesquisa web sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus: Painel TIC COVID-19. São Paulo, 2021. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20210426095323/painel_tic_covid19_livro_eletronico.pdf. Acesso: 30 jun. 2021.
DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e Gestão da educação básica no Brasil: Limites e Perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 921-946, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/w6QjW7pMDpzLrfRD5ZRkMWr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 fev. 2022.
FANTIN, Monica. O lugar da experiência, da cultura e da aprendizagem multimídia na formação de professores. Educação UFSM, Santa Maria, v. 37, n. 2, p. 291-306. maio/ago. 2012. Disponível em:
http://educa.fcc.org.br/pdf/edufsm/v37n02/v37 n02a08.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GADOTTI, Moacir. Projeto político pedagógico da escola: fundamentos para sua realização. In: GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustaquio. (org.). Autonomia da escola: princípios e propostas. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001, p. 33-41.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar 2019, Brasília: MEC, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/catalogo-de-escolas. Acesso em: 19 set. 2021.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. São Paulo: Papirus, 2013. Coleção Papirus Educação.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999. 264 p.
MOREIRA, Antonio Flavio; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 48 p. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.
MORAN. José Manuel. O Uso das novas tecnologias da informação e da comunicação na EAD: uma leitura crítica dos meios. In: Programa TV Escola: Capacitação de Gerentes. Belo Horizonte: MEC, 1999. Palestra. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/T6%20TextoMoran.pdf. Acesso em: 12 nov. 2021.
OLIVEIRA, Ivana Campos; MENEZES, Ione Vasques. Revisão de Literatura: o conceito de gestão escolar. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 169, p. 876-900, jul./set. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/h8K6zLFps4LjXwjkqnBGPyD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 abr. 2022.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. O ataque ao trabalho docente na chamada sociedade do conhecimento. In: MAGALHÃES, Jonas. et al. (org.).Trabalho docente sob fogo cruzado. Rio de Janeiro: UERJ, 2021. p. 251-269. Disponível em: http://observatorioedh emfoc.hospedagemdesites.ws/observatorio/wp-content/uploads/2021/05/ebook_-Trabalho-Docente-Sob-Fogo-Cruzado-2-final.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.
PIMENTEL, Mariano; ARAUJO, Renata. #FiqueEmCasa, mas se mantenha ensinando-aprendendo: algumas questões educacionais em tempos de pandemia. SBC-Horizontes, 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/03/fiqueemcasa/. Acesso em: 16 maio 2021.
PRETTO, Nelson de Luca. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação, v. 24, n. 1, p. 95-118, 2011. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3042/2459. Acesso em: 03 dez. 2021.
ROSSI, Vera Lúcia Sabongi de. Projetos Político-Pedagógicos emancipadores: histórias ao contrário. Cadernos Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 319-337, dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/9HB9JpNNYZMCmpcvWqNWZy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2022.
VEIGA, Ilma Passos da Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da Alencastro. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. p. 11-35.
VEIGA, Ilma Passos da Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cadernos Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v23n61/a02v2361.pdf>. Acesso em: 15 out. 2021.
VEIGA, Ilma Passos da Alencastro. A escola em debate: Gestão, projeto político-pedagógico e avaliação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 12, p. 159-166, jan./jun. 2013. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/270/446. Acesso em: 15 out. 2021.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e método. Tradução Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.