DESAFIOS PARA O PPP DE ESCOLAS APÓS O PERÍODO PANDÊMICO:

ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10805

Palavras-chave:

democracia, Políticas públicas, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) de duas escolas de uma rede municipal de ensino, no interior do Estado da Bahia, e os desafios para sua atualização no retorno às atividades presenciais. A pesquisa parte da abordagem qualitativa e pressupostos teóricos metodológicos do estudo de caso, com base em Yin (2001). Como resultado parcial, destacamos as possibilidades para a reformulação do PPP, a partir das discussões realizadas nas escolas quanto a utilização das Tecnologias Digitais no ensino remoto emergencial, com objetivo construir uma formação para o exercício da cidadania plena na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Jesus de Amorim, Universidade Estadual de Santa Cruz

 Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Licenciada em Pedagogia (UESC). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Comunicação e Educação/GEPeCE/UESC.

Lívia Andrade Coelho, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação (UFBA), Professora Titular no Departamento de Ciências da Educação, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UESC. Grupo de Estudo e Pesquisa em Comunicação e Educação (UESC).

Referências

BAHIA. Secretaria de Educação do estado da Bahia. Documento Curricular Referencial da Bahia para a educação infantil e ensino fundamental. Rio de Janeiro: FGV editora, 2019, 545 p. Disponível em: http://jornadapedagogica.educacao.ba.gov.br/wpcontent/uploads/2021/02/Documento-Curricular-Referencial-da-Bahia-para-a-Educacao-Infantil-e-ensinoFundamental.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.

BONILLA, Maria Helena; PRETTO, Nelson De Luca. Política Educativa e cultura digital: entre práticas escolares e práticas sociais. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 499-521, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175795X.2015v33n2p499/31292. Acesso em: 12 jan. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, p. 27833, 20 dez. 1996. Seção 1. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 20 abr. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 1, 26 jun. 2014. Seção 1. Disponível em:
https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html. Acesso em: 20 abr. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021.

CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000, 160 p.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET-CGI.br. Pesquisa web sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus: Painel TIC COVID-19. São Paulo, 2021. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20210426095323/painel_tic_covid19_livro_eletronico.pdf. Acesso: 30 jun. 2021.

DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e Gestão da educação básica no Brasil: Limites e Perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 921-946, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/w6QjW7pMDpzLrfRD5ZRkMWr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 fev. 2022.

FANTIN, Monica. O lugar da experiência, da cultura e da aprendizagem multimídia na formação de professores. Educação UFSM, Santa Maria, v. 37, n. 2, p. 291-306. maio/ago. 2012. Disponível em:
http://educa.fcc.org.br/pdf/edufsm/v37n02/v37 n02a08.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GADOTTI, Moacir. Projeto político pedagógico da escola: fundamentos para sua realização. In: GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustaquio. (org.). Autonomia da escola: princípios e propostas. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001, p. 33-41.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar 2019, Brasília: MEC, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/catalogo-de-escolas. Acesso em: 19 set. 2021.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. São Paulo: Papirus, 2013. Coleção Papirus Educação.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999. 264 p.

MOREIRA, Antonio Flavio; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 48 p. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.

MORAN. José Manuel. O Uso das novas tecnologias da informação e da comunicação na EAD: uma leitura crítica dos meios. In: Programa TV Escola: Capacitação de Gerentes. Belo Horizonte: MEC, 1999. Palestra. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/T6%20TextoMoran.pdf. Acesso em: 12 nov. 2021.

OLIVEIRA, Ivana Campos; MENEZES, Ione Vasques. Revisão de Literatura: o conceito de gestão escolar. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 169, p. 876-900, jul./set. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/h8K6zLFps4LjXwjkqnBGPyD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 abr. 2022.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. O ataque ao trabalho docente na chamada sociedade do conhecimento. In: MAGALHÃES, Jonas. et al. (org.).Trabalho docente sob fogo cruzado. Rio de Janeiro: UERJ, 2021. p. 251-269. Disponível em: http://observatorioedh emfoc.hospedagemdesites.ws/observatorio/wp-content/uploads/2021/05/ebook_-Trabalho-Docente-Sob-Fogo-Cruzado-2-final.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.

PIMENTEL, Mariano; ARAUJO, Renata. #FiqueEmCasa, mas se mantenha ensinando-aprendendo: algumas questões educacionais em tempos de pandemia. SBC-Horizontes, 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/03/fiqueemcasa/. Acesso em: 16 maio 2021.

PRETTO, Nelson de Luca. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação, v. 24, n. 1, p. 95-118, 2011. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3042/2459. Acesso em: 03 dez. 2021.

ROSSI, Vera Lúcia Sabongi de. Projetos Político-Pedagógicos emancipadores: histórias ao contrário. Cadernos Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 319-337, dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/9HB9JpNNYZMCmpcvWqNWZy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2022.

VEIGA, Ilma Passos da Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da Alencastro. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. p. 11-35.

VEIGA, Ilma Passos da Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cadernos Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v23n61/a02v2361.pdf>. Acesso em: 15 out. 2021.

VEIGA, Ilma Passos da Alencastro. A escola em debate: Gestão, projeto político-pedagógico e avaliação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 12, p. 159-166, jan./jun. 2013. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/270/446. Acesso em: 15 out. 2021.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e método. Tradução Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2023-12-11