UM ESTUDO SOBRE "CULTURAS JUVENIS" NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n4p1080Palavras-chave:
Grupos juvenis, Tribos, Cultura juvenil, Sala de aula.Resumo
Este artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado em educação, discute a formação de grupos na sala de aula a partir do conceito de tribos urbanas de Michel Maffesoli, tendo como temática de fundo as culturas juvenis. O conceito de tribo aqui empregado é definido como um fenômeno recorrente nas sociedades contemporâneas onde as ‘massas’ humanas se dividem em pequenos grupos que partilham ideais em comum. A pesquisa foi feita com uma turma de 1º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino em Blumenau, SC. Foram realizadas entrevistas em grupo e individuais com 18 alunos que frequentam a mesma turma e que integram os 5 diferentes grupos detectados em sala de aula durante a observação de campo. Na pesquisa identifica-se que é possível utilizar o conceito de ‘proxemia’ de Maffesoli para explicar a formação dos grupos (tribos) em sala de aula. As tribos se constituem ora a partir das redes de relações sociais dos sujeitos, ora por disposições estéticas características de uma cultura juvenil. O ideal comunitário partilhado pelo grupo serve como mecanismo de sustentação do mesmo.
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