UM ESTUDO SOBRE "CULTURAS JUVENIS" NA ESCOLA

Autores

  • Darlan Carlos Dias Universidade Regional de Blumenau
  • Rita de Cássia Marchi Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n4p1080

Palavras-chave:

Grupos juvenis, Tribos, Cultura juvenil, Sala de aula.

Resumo

Este artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado em educação, discute a formação de grupos na sala de aula a partir do conceito de tribos urbanas de Michel Maffesoli, tendo como temática de fundo as culturas juvenis. O conceito de tribo aqui empregado é definido como um fenômeno recorrente nas sociedades contemporâneas onde as ‘massas’ humanas se dividem em pequenos grupos que partilham ideais em comum. A pesquisa foi feita com uma turma de 1º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino em Blumenau, SC. Foram realizadas entrevistas em grupo e individuais com 18 alunos que frequentam a mesma turma e que integram os 5 diferentes grupos detectados em sala de aula durante a observação de campo. Na pesquisa identifica-se que é possível utilizar o conceito de ‘proxemia’ de Maffesoli para explicar a formação dos grupos (tribos) em sala de aula. As tribos se constituem ora a partir das redes de relações sociais dos sujeitos, ora por disposições estéticas características de uma cultura juvenil. O ideal comunitário partilhado pelo grupo serve como mecanismo de sustentação do mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlan Carlos Dias, Universidade Regional de Blumenau

Mestrando em Educação pela FURB - Universidade Regional de Blumenau. Graduado em Artes - Licenciatura em Música na FURB - Universidade Regional de Blumenau. Atua como professor de Artes e de Música na cidade de Blumenau, nas escolas das redes públicas e particulares em nível de Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Desenvolve também atividades como músico, sonoplasta e técnico de som.

Rita de Cássia Marchi, Universidade Regional de Blumenau

Dra. em Sociologia Política. Professora do Mestrado em Educação e do Depto de Ciências Sociais e Filosofia da FURB.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

DIAS, Darlan Carlos; MARCHI, Rita de Cássia. UM ESTUDO SOBRE "CULTURAS JUVENIS" NA ESCOLA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 1080, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n4p1080. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1053. Acesso em: 25 nov. 2024.