DESIGUALDADES ENTRE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO QUANTO AO SEXO, COR E FORMAÇÃO

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA REDE ESTADUAL DA PARAÍBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10462

Resumo

Objetivou-se refletir sobre as desigualdades entre os professores do Ensino Médio da rede estadual da Paraíba quanto às categorias de sexo, cor/raça e formação. Realizou-se uma revisão bibliográfica e uma análise descritiva do banco de dados da Secretaria de Educação do Estado. Identificou-se que a maioria é do sexo feminino e da cor negra. Quanto à formação, no entanto, as professoras negras são a maior parte apenas entre os graduados e os especialistas, sendo os professores negros a maioria entre os mestres e as professoras brancas entre os doutores. Ressalta-se a necessária formulação de políticas públicas que visem à democratização no acesso e permanência da Educação Superior e de ações afirmativas para o ingresso no serviço público e para a ascensão profissional na carreira docente.

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Biografia do Autor

Alan Leite Moreira, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (SOTEPP) pelo Centro Universitário Tiradentes (Unit). Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Metodologia do Ensino de Química pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (FIJ-RJ). Graduado no bacharelado em Farmácia e na Licenciatura em Química pela UFPB. Membro do Grupo de Pesquisa Estágio, Ensino e Formação Docente da UFPB. Técnico em Assuntos Educacionais da UFPB e Professor de Química da Rede Estadual de Ensino da Paraíba.

Vivianny Kelly Galvão, Unit/AL

Doutora em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestra e graduada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora de Direito Internacional e Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (SOTEPP) do Centro Universitário Tiradentes (Unit).

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Publicado

2023-09-27