DESIGUALDADES ENTRE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO QUANTO AO SEXO, COR E FORMAÇÃO
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA REDE ESTADUAL DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10462Resumo
Objetivou-se refletir sobre as desigualdades entre os professores do Ensino Médio da rede estadual da Paraíba quanto às categorias de sexo, cor/raça e formação. Realizou-se uma revisão bibliográfica e uma análise descritiva do banco de dados da Secretaria de Educação do Estado. Identificou-se que a maioria é do sexo feminino e da cor negra. Quanto à formação, no entanto, as professoras negras são a maior parte apenas entre os graduados e os especialistas, sendo os professores negros a maioria entre os mestres e as professoras brancas entre os doutores. Ressalta-se a necessária formulação de políticas públicas que visem à democratização no acesso e permanência da Educação Superior e de ações afirmativas para o ingresso no serviço público e para a ascensão profissional na carreira docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.