EVASÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR: A LICENCIATURA EM QUÍMICA EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10340Palavras-chave:
Evasão. Ensino Superior. Licenciatura em Química. Formação de Professores.Resumo
Neste artigo objetivamos analisar de que maneira a evasão acadêmica tem sido compreendida por coordenadores e estudantes evadidos de 5 cursos de Licenciatura em Química de uma universidade pública federal brasileira. Trata-se de uma pesquisa científica de abordagem qualitativa que teve na análise documental e nos questionários semiabertos as fontes de dados e na triangulação e categorização as técnicas de análise. Participaram do estudo 5 coordenadores de curso e 116 estudantes evadidos. Os resultados indicam os principais fatores que têm gerado evasão acadêmica, entre os quais podemos destacar: dificuldades em conciliar trabalho e estudos, desinteresse pela licenciatura devido à desvalorização da carreira docente, base de conhecimentos insuficiente, pouco auxílio financeiro e problemas nas relações interpessoais durante a graduação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.