EVASÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR: A LICENCIATURA EM QUÍMICA EM FOCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10340

Palavras-chave:

Evasão. Ensino Superior. Licenciatura em Química. Formação de Professores.

Resumo

Neste artigo objetivamos analisar de que maneira a evasão acadêmica tem sido compreendida por coordenadores e estudantes evadidos de 5 cursos de Licenciatura em Química de uma universidade pública federal brasileira. Trata-se de uma pesquisa científica de abordagem qualitativa que teve na análise documental e nos questionários semiabertos as fontes de dados e na triangulação e categorização as técnicas de análise. Participaram do estudo 5 coordenadores de curso e 116 estudantes evadidos. Os resultados indicam os principais fatores que têm gerado evasão acadêmica, entre os quais podemos destacar: dificuldades em conciliar trabalho e estudos, desinteresse pela licenciatura devido à desvalorização da carreira docente, base de conhecimentos insuficiente, pouco auxílio financeiro e problemas nas relações interpessoais durante a graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Neves Macedo Deimling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pedagoga, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutora em Educação pela mesma Universidade. Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão. Líder do grurpo de estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas.

Alessandra Mayra De Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão. Membro do grupo de estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas.

Downloads

Publicado

2023-11-20