AS TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CURSO DE LICENCIATURA DA UFSM: CONTRIBUIÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n4p1052Palavras-chave:
Educação Física. Formação Inicial. Ser Professor.Resumo
RESUMO Este estudo insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo foi analisar a percepção que os acadêmicos da Licenciatura em Educação Física da UFSM têm de sua trajetória formativa e como eles significam tais experiências, bem como, suas contribuições na construção da identidade como futuros professores da educação básica. A metodologia caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso. Utilizou-se uma entrevista elaborada em forma de narrativa de duas acadêmicas que estavam matriculadas na disciplina de Seminário em Estágio Curricular Supervisionado (ECS) do 8º semestre do curso. Foram tomadas como foco de análise as experiências como aluna, o processo de escolha profissional e as experiências de formação vividas no curso. Ao narrarem sua trajetória formativa no CEFD, as acadêmicas deixaram transparecer algumas marcas desse percurso formativo, que produziram muitos significados e contribuíram na busca pela identificação com a Educação Física e o ser professor. Percebe-se que se destacaram nas suas narrativas como marcas nesse processo formativo a participação em grupo de estudos, no qual as acadêmicas puderam vivenciar a pesquisa, o ensino e a extensão; os ECS e a criticidade motivada por alguns professores em suas disciplinas. Assim, compreendeu-se que a aprendizagem docente caracteriza-se como plural, formada por saberes oriundos de vários contextos, circunstâncias e instituições, bem como da experiência pessoal e profissional, dos saberes das disciplinas e atividades práticas proporcionadas pelo curso de formação. Assim, os cursos de formação representam uma etapa que convive com outras possibilidades de formação, pois a formação há de ser entendida como algo que transcende a etapa universitária, mas não prescinde dela.
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