A ESCOLA ENXUTA E FLEXÍVEL DO PRECARIADO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA LIOFILIZAÇÃO ADMINISTRATIVA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10075

Palavras-chave:

Reforma do Estado, Gestão Pública, Reforma Administrativa, Gestão Educacional

Resumo

O texto trata da reforma administrativa na Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de Janeiro a partir 2007. Seu objetivo é compreender como a burguesia materializa seu projeto educativo para o conjunto da sociedade. A partir de fontes bibliográficas primárias e secundárias, aponta que a adoção de sistemas gerenciais viabilizou a redução de 465.832 vagas entre 2007 e 2017, na Rede de Ensino investigada. Além de aumentar consideravelmente o controle sobre o trabalho docente e as formas de sua precarização. Neste contexto, a gestão escolar é marcada por parcerias com a iniciativa privada. O texto conclui que a reforma administrativa na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro visa a liofilização da escola como o projeto educativo para o precariado em um contexto da recomposição burguesa diante da crise orgânica do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Andrade da Costa, Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestre em Educação pela UFRRJ, Licenciado em Geografia (UFF). Atualmente é Professor de Geografia da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) e da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). É Membro do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho Política e Sociedade (GTPS) e, integra a Rede de pesquisadores Universitas-BR.

José dos Santos Souza, Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente Professor Associado IV do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É Líder do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ), e ntegra a Rede Universitas-BR de pesquisas sobre Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2023-07-06