O JOGO DA IDENTIDADE E DIFERENÇA NO CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10073

Resumo

Nos últimos tempos, a questão da identidade e diferença tornou-se tema central e recorrente no debate educacional. Com base nesse pressuposto, indagamos como o Outro é visto e percebido nas aulas de Educação Física, ou seja, como professores e estudantes, em meio à complexa rede de significados que circulam no ambiente escolar, lidam com as diferenças. Para tanto, submetemos à análise cultural 13 relatos de experiência produzidos por docentes que afirmam colocar em prática a proposta cultural de Educação Física. Tal método busca entender como as práticas sociais são vividas e experimentadas pelos sujeitos, considerando as relações de poder atuantes nesse processo. Os resultados evidenciam que as ações didáticas realizadas pelos docentes são tecidas no contínuo jogo da identidade e diferença.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Cesar Bueno Nunes, Faculdade SESI de Educação - FASESP

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Coordenador de Pesquisa e Extensão e da Residência Educacional da Faculdade SESI-SP de Educação. Autor da obra Metodologia do Ensino da Educação Física I. 1. ed. Curitiba: Editora FAEL, 2020. 

Marcos Garcia Neira, Faculdade de Educação da USP - FEUSP

Doutor em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. É Professor Titular da Faculdade de Educação da USP. Autor da obra Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

Downloads

Publicado

2023-12-11