ENSINO DE FÍSICA: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO IFPE – CAMPUS PESQUEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10047

Palavras-chave:

Professor iniciante, saberes docentes, ensino de Física.

Resumo

A base dos saberes profissionais se forma no início da carreira. Nesta pesquisa, analisamos a construção dos saberes docentes sobre o ensino de Física de professores iniciantes egressos do IFPE – campus Pesqueira. Construímos duas categorias teóricas: “Ensino de Física na perspectiva da Alfabetização Científica”, a partir de autores como Sasseron (2010) e Carvalho (2010), e “O professor iniciante e os saberes docentes”, com base em autores como Huberman (2000) e Tardif (2014). A pesquisa é qualitativa. Participaram três egressos da Licenciatura em Física. Para a coleta, usamos a entrevista semiestruturada. Para a análise, a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Os resultados mostraram que as origens dos saberes sobre o ensino de Física são diversas e as metodologias de maior êxito envolvem atividades prático-experimentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleyton José dos Santos Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - campus Pesqueira

Licenciado em Física pelo IFPE - campus Pesqueira.

Andreza Maria de Lima, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)

Realizou seu percurso formativo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui doutorado em Educação (2017), mestrado em Educação (2009) e graduação em Pedagogia (2006). Atualmente, é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Atua nos cursos de Licenciatura em Física e Matemática do campus Pesqueira, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) no campus Olinda. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, prática pedagógica e docente, relação família-escola, Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica. Desenvolve pesquisas orientadas pela Teoria das Representações Sociais, cunhada por Serge Moscovici. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Representações Sociais" (IFPE/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa "Organização, memórias e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica" (IFPE/CNPq).

Downloads

Publicado

2023-07-06