DESAFIOS DE PROFESSORAS INICIANTES NA DOCÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10046Palavras-chave:
desenvolvimento profissional docente, inserção à docência, alfabetização.Resumo
Os primeiros anos de atuação na docência são permeados por tensões e aprendizagens e tornam-se mais desafiadores quando a inserção ocorre na alfabetização, devido à complexidade e especificidade desse processo. Este artigo, de caráter qualitativo, teve como objetivo desvelar o processo de inserção à docência na alfabetização de professoras egressas de um Curso de Pedagogia. A análise dos dados indica que os desafios encontrados estão relacionados às condições decorrentes do contexto de atuação: escola privada ou pública. Na escola privada, dizem respeito ao engessamento da ação pedagógica e a autoconfiança e confiança das famílias; na escola pública, à quantidade de crianças, heterogeneidade do grupo e, à falta de apoio. Independentemente do contexto, este tem sido um processo solitário que necessita de acompanhamento intencional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.