DESAFIOS DE PROFESSORAS INICIANTES NA DOCÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10046

Palavras-chave:

desenvolvimento profissional docente, inserção à docência, alfabetização.

Resumo

Os primeiros anos de atuação na docência são permeados por tensões e aprendizagens e tornam-se mais desafiadores quando a inserção ocorre na alfabetização, devido à complexidade e especificidade desse processo. Este artigo, de caráter qualitativo, teve como objetivo desvelar o processo de inserção à docência na alfabetização de professoras egressas de um Curso de Pedagogia. A análise dos dados indica que os desafios encontrados estão relacionados às condições decorrentes do contexto de atuação: escola privada ou pública. Na escola privada, dizem respeito ao engessamento da ação pedagógica e a autoconfiança e confiança das famílias; na escola pública, à quantidade de crianças, heterogeneidade do grupo e, à falta de apoio.  Independentemente do contexto, este tem sido um processo solitário que necessita de acompanhamento intencional.

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Biografia do Autor

Cleide dos Santos Pereira Sopelsa, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE FURB. Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas – GPFORPE. Professora alfabetizadora na Rede Municipal de Ensino de Blumenau - SC. 

Isabela Cristina Daeuble Girardi, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB. Professora alfabetizadora na Rede Municipal de Ensino de Blumenau - SC. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE e integrante da Rede Interinstitucional de Pesquisadores sobre Formação e Práticas Docêntes - RIPEFOR. 

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Joinville - UNIVILLE Universidade Regional de Blumenau - FURB

Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Docente Pesquisadora no PPGE da FURB e no PPGE da UNIVILLE. Líder do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas – GPFORPE e integrante da Rede Interinstitucional de Pesquisadores sobre Formação e Práticas Docêntes - RIPEFOR.

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Publicado

2023-07-06