PERSPECTIVA LONGITUDINAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: produções brasileiras e a organização e implementação de um estudo deste perfil

Autores

  • Luciana Ponce Bellido Giraldi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Professora Doutora do Departamento de Psicologia da Educação

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n1p2-22

Palavras-chave:

Pesquisa longitudinal em educação no Brasil, Metodologia de pesquisa, Estudo qualitativo.

Resumo

Este texto teve como objetivo identificar e analisar aspectos metodológicos de estudos longitudinais desenvolvidos em educação no Brasil e relatar brevemente a organização de uma investigação deste perfil. Para isso foram sistematizadas revisões bibliográficas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Periódico da Capes, na base de dados Pathernon e no Scielo, onde houve a busca por artigos. Os descritores utilizados foram: estudo longitudinal e estudos longitudinais, entre os anos 1999 e 2013. Aproximadamente 500 produções associadas à educação foram encontradas, contudo, algumas apareceram repetidamente nos bancos de dados. Todos os títulos, resumos e palavras-chaves foram lidos e excluídos os textos que não se relacionavam com o contexto escolar, os que deixaram de descrever a metodologia empregada no estudo ou os que, posteriormente, não foram localizados na íntegra. Foram analisadas dezessete produções. Tornou-se possível perceber que as pesquisas encontradas exibiram um modelo longitudinal de painel, definido assim por acompanhar um mesmo grupo de sujeitos ao longo de um período, e se localizaram centralmente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, o que pressupõe lacunas ampliadas de informações longitudinais no Ensino Médio e Superior brasileiro. Mostrou-se mais usual entre os estudos longitudinais analisados, a coleta de dados ser organizada entre dois a três anos de acompanhamento, sendo o questionário o instrumento de coleta de dados mais recorrente entre os trabalhos analisados. A experiência descrita, sobre uma pesquisa longitudinal, trouxe aspectos em comum com os textos analisados, se fez presente o uso do método qualitativo na coleta e análise de dados, permeados por estudos de casos.

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Biografia do Autor

Luciana Ponce Bellido Giraldi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Participou do programa de doutorado sanduíche, com bolsa do CNPQ. Atualmente é bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), cursa o doutorado em Educação Escolar (Unesp). 

Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Professora Doutora do Departamento de Psicologia da Educação

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1986) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

GIRALDI, Luciana Ponce Bellido; SIGOLO, Silvia Regina Ricco Lucato. PERSPECTIVA LONGITUDINAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: produções brasileiras e a organização e implementação de um estudo deste perfil. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 2–22, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n1p2-22. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10.7867. Acesso em: 28 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos