QUALIFICAÇÃO E REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES DE CONTABILIDADE: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO
DOI :
https://doi.org/10.4270/ruc.2023124Mots-clés :
Qualificações docentes, Teoria do Capital Humano, Contabilidade, Remuneração ProfissionalRésumé
Este estudo objetivou identificar as variáveis vinculadas às qualificações docentes que influenciam as rendas obtidas por professores na docência e no mercado de trabalho da Contabilidade. A pesquisa abrangeu uma amostra de 388 docentes brasileiros, utilizando abordagem descritiva e quantitativa, com a aplicação de questionários. A análise dos dados incluiu estatística descritiva, teste de Mann-Whitney e ajustes de modelos de regressões lineares múltiplas. Os resultados evidenciam a influência da qualificação acadêmica na renda docente, destacando que professores com doutorado, maior tempo de obtenção do título de mestre, dedicação exclusiva, longa experiência docente, gênero masculino, e provenientes das regiões Sul e Sudeste, apresentaram rendas superiores. Quanto à remuneração no mercado, constatou-se que os docentes com doutorado, maior experiência profissional, que cursaram Metodologia de Ensino, do sexo masculino, e vinculados a instituições particulares, faculdades ou centros universitários, obtiveram rendas mais elevadas. Os achados sugerem que o investimento em Educação resulta em melhores rendimentos tanto na sala de aula quanto no mercado profissional de Contabilidade, corroborando os princípios da Teoria do Capital Humano. Essa pesquisa contribui para o entendimento das relações entre qualificações docentes e rendas, oferecendo reflexões relevantes para aprimorar políticas educacionais e estratégias de desenvolvimento profissional na área contábil.
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