ALTA ESPECIFICIDADE DE ATIVOS NA AVALIAÇÃO DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO: O CASO DA ARENA DO GRÊMIO
Mots-clés :
Especificidade dos ativos, Teoria dos Custos de Transação, Arena do Grêmio.Résumé
O nível de especificidade de ativos envolvidos em uma transação é fator determinante dos custos de transação entre as partes. Em um caso recente, o Grêmio Foot-ball Porto Alegrense, clube do sul do Brasil, decidiu pela construção de um novo estádio, a Arena do Grêmio, e firmou uma parceria de longo prazo com a construtora OAS, resultando em negociações que se estendem desde 2007. Tendo por base a Teoria dos Custos de Transação, o artigo tem como objetivo analisar a presença de custos de transação gerados nas fases da relação entre o clube do Grêmio e a construtora OAS, diante da especificidade do ativo comum, a Arena do Grêmio. Para tal, foi realizada pesquisa documental, em que foram coletadas e analisadas qualitativamente o conteúdo de 50 reportagens do período de 2007 a agosto de 2015. As evidências coletadas destacam o excesso de expectativas iniciais com o ativo e baixo rendimento posterior, resultando em mudança de intenções de ambos em manter a parceria; não previsão contratual de elementos importantes para exploração do ativo; transferência do poder de barganha da construtora para o clube após a conclusão da obra, com a inclusão de aditivos em favor do Grêmio. Estes pontos resultaram em várias rodadas de negociação após o contrato inicial, concentrando os custos de transação no período ex-post. A pesquisa contribui para a literatura sobre o tema em contratos de construção com parceria de longo prazo e no ambiente dos clubes de futebol, com maior associação entre ativo e clube, e o ambiente político de negociação.
Téléchargements
Références
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. Ed. Lisboa: Edições 70, 2010.
COASE, R. The Nature of the Firm. Economica NS, n. 5, p. 386-405, 1937.
DOH, J.P. Entrepreneurial Privatization Strategies: Order of Entry and Local Partner Collaboration as Sources of Competitive Advantage. The Academy of Management Review, v. 25, n. 3, 2000.
EDDY, T. Measuring effects of naming-rights sponsorships on college football fans’ purchasing intentions. Sport Management Review, n. 18, p. 362-375, 2014.
ELLRAM, L.M.; TATE, W.L.; BILLINGTON, C. Offshore outsourcing of professional services: A transaction cost economics perspective. Journal of Operations Management, v. 26, n.2, p. 148-163, 2008.
GRÊMIO. Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Disponível em: <http://www.gremio.net/page/view.aspx?i=id_1132&language=0>. Acesso em: 10 jun. 2015.
LI, H.; ARDITI, D.; WANG, Z. Transaction costs incurred by construction owners. Engineering, Construction and Architectural Management, v. 21 n. 4, p.444-458, 2014.
LEIBLEIN, M.; MILLER, D. An empirical examination of transaction - and firm-level influences on the vertical boundaries of the firm. Strategic Management Journal, v. 24. p. 839-859, 2003.
LIU, T.; WILKINSON, S. Large-scale public venue development and the application of Public – Private Partnerships (PPPs). International Journal of Project Management, n. 32, p. 88-100, 2014.
NORTH, D C. Custos de transação, instituições e desempenho econômico. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1992.
SÁ-SILVA, R. J.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 1, n.1, 2009.
SHERVANI, T.A.; FRAZIER, G; CHALLAGALLA, G. The moderating influence of firm market power on the transaction cost economics model: an empirical test in a forward channel integration context. Strategic Management Journal, v. 28, p. 635-652, 2007.
WILLIAMSON, O. E. The economic institutions of capitalism: firms, markets, relational contracting. New York: The Free Press, 1985.
______.The firm, the market, and the law. Chicago University Press, 1988.
______.La economía del costo de transacción in la instituiciones económicas do capitalismo. México: Fondo de Cultura, 1989.
______.Comparative economic organization: the analysis of discrete structural alternatives. Administrative Science Quartely, n. 36, p. 269-296, 1991.
WOISETSCHLÄGER, D. M.; HASELHOFF, V. J.; BACKHAUS, C. Fans’ resistance to naming right sponsorships: why stadium names remain the same for fans. European Journal of Marketing, v. 48, 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
• O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.