ALTA ESPECIFICIDADE DE ATIVOS NA AVALIAÇÃO DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO: O CASO DA ARENA DO GRÊMIO
Palabras clave:
Especificidade dos ativos, Teoria dos Custos de Transação, Arena do Grêmio.Resumen
O nível de especificidade de ativos envolvidos em uma transação é fator determinante dos custos de transação entre as partes. Em um caso recente, o Grêmio Foot-ball Porto Alegrense, clube do sul do Brasil, decidiu pela construção de um novo estádio, a Arena do Grêmio, e firmou uma parceria de longo prazo com a construtora OAS, resultando em negociações que se estendem desde 2007. Tendo por base a Teoria dos Custos de Transação, o artigo tem como objetivo analisar a presença de custos de transação gerados nas fases da relação entre o clube do Grêmio e a construtora OAS, diante da especificidade do ativo comum, a Arena do Grêmio. Para tal, foi realizada pesquisa documental, em que foram coletadas e analisadas qualitativamente o conteúdo de 50 reportagens do período de 2007 a agosto de 2015. As evidências coletadas destacam o excesso de expectativas iniciais com o ativo e baixo rendimento posterior, resultando em mudança de intenções de ambos em manter a parceria; não previsão contratual de elementos importantes para exploração do ativo; transferência do poder de barganha da construtora para o clube após a conclusão da obra, com a inclusão de aditivos em favor do Grêmio. Estes pontos resultaram em várias rodadas de negociação após o contrato inicial, concentrando os custos de transação no período ex-post. A pesquisa contribui para a literatura sobre o tema em contratos de construção com parceria de longo prazo e no ambiente dos clubes de futebol, com maior associação entre ativo e clube, e o ambiente político de negociação.
Descargas
Citas
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. Ed. Lisboa: Edições 70, 2010.
COASE, R. The Nature of the Firm. Economica NS, n. 5, p. 386-405, 1937.
DOH, J.P. Entrepreneurial Privatization Strategies: Order of Entry and Local Partner Collaboration as Sources of Competitive Advantage. The Academy of Management Review, v. 25, n. 3, 2000.
EDDY, T. Measuring effects of naming-rights sponsorships on college football fans’ purchasing intentions. Sport Management Review, n. 18, p. 362-375, 2014.
ELLRAM, L.M.; TATE, W.L.; BILLINGTON, C. Offshore outsourcing of professional services: A transaction cost economics perspective. Journal of Operations Management, v. 26, n.2, p. 148-163, 2008.
GRÊMIO. Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Disponível em: <http://www.gremio.net/page/view.aspx?i=id_1132&language=0>. Acesso em: 10 jun. 2015.
LI, H.; ARDITI, D.; WANG, Z. Transaction costs incurred by construction owners. Engineering, Construction and Architectural Management, v. 21 n. 4, p.444-458, 2014.
LEIBLEIN, M.; MILLER, D. An empirical examination of transaction - and firm-level influences on the vertical boundaries of the firm. Strategic Management Journal, v. 24. p. 839-859, 2003.
LIU, T.; WILKINSON, S. Large-scale public venue development and the application of Public – Private Partnerships (PPPs). International Journal of Project Management, n. 32, p. 88-100, 2014.
NORTH, D C. Custos de transação, instituições e desempenho econômico. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1992.
SÁ-SILVA, R. J.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 1, n.1, 2009.
SHERVANI, T.A.; FRAZIER, G; CHALLAGALLA, G. The moderating influence of firm market power on the transaction cost economics model: an empirical test in a forward channel integration context. Strategic Management Journal, v. 28, p. 635-652, 2007.
WILLIAMSON, O. E. The economic institutions of capitalism: firms, markets, relational contracting. New York: The Free Press, 1985.
______.The firm, the market, and the law. Chicago University Press, 1988.
______.La economía del costo de transacción in la instituiciones económicas do capitalismo. México: Fondo de Cultura, 1989.
______.Comparative economic organization: the analysis of discrete structural alternatives. Administrative Science Quartely, n. 36, p. 269-296, 1991.
WOISETSCHLÄGER, D. M.; HASELHOFF, V. J.; BACKHAUS, C. Fans’ resistance to naming right sponsorships: why stadium names remain the same for fans. European Journal of Marketing, v. 48, 2014.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista son del autor, y los derechos de primera publicación son de la revista. Por aparecer en esta revista de acceso público los artículos son de uso gratuito, con atribuciones específicas, en aplicaciones educativas y no comerciales. La revista permitirá el uso de trabajos publicados con fines no comerciales, incluso el derecho a enviar el trabajo a bases de datos de acceso público.