ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DAS PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS DO PROBLEMA, OBJETIVOS E HIPÓTESES DE ARTIGOS DOS CONGRESSOS USP E ENANPAD

Auteurs-es

  • Sidnei Celerino da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Kleber Domingos de Araújo Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Robson Zuccolotto Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCH) - Departamento de Administração e Contabilidade (DAD)
  • Marcos Roberto Pinto Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI :

https://doi.org/10.4270/ruc.20139

Mots-clés :

Problema, Objetivos, Hipóteses, Epistemologia

Résumé

Atualmente tem crescido o incentivo à produção e divulgação de trabalhos científicos, seja pelo aumento do número de congressos e revistas nacionais e internacionais, seja pela criação de novos programas de pós-graduação stricto sensu na área contábil ou pela exigência de produção dos órgãos de financiamento e inspeção. Diante desse contexto, foram selecionados 89 artigos, sendo 32 apresentados no congresso USP de Controladoria e Contabilidade e 57 no EnANPAD, na linha de educação e de pesquisa em Contabilidade, apresentados entre 2009 e 2011, com o objetivo de analisar a similaridade entre os congressos USP e EnANPAD, em relação ao atendimento de características epistemológicas do problema, objetivos e hipóteses. Para avaliação das características dos artigos foi utilizada a técnica exploratória de análise de cluster. Foi observado que 65% dos artigos do congresso USP atenderam a todos os quesitos do estudo relacionados ao problema, quadro constatado em apenas 25% dos artigos do EnANPAD. Quanto aos objetivos, os clusters evidenciaram que 19% dos artigos do congresso USP atenderam todos os quesitos, porém, essa realidade foi identificada em apenas 7% dos artigos do EnANPAD. Ademais, quanto à hipótese, foi identificada deficiência acentuada nos dois eventos, pois, 81% dos artigos do congresso USP não apresentam esse elemento, impropriedade mais acentuada no Enanpad, em que 95% dos artigos não empregaram o elemento na estruturação dos trabalhos. Em síntese, em relação à existência, alinhamento e propriedades do problema, objetivos e hipóteses em nenhum quesito o congresso EnANPAD apresentou qualidade epistemológica superior ao congresso USP.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Sidnei Celerino da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestrado em Ciências Contábeis pela FACC/UFRJ e Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Atualmente é Professor do Colegiado de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Kleber Domingos de Araújo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado (FECAP) e Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professor Assistente da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Robson Zuccolotto, Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCH) - Departamento de Administração e Contabilidade (DAD)

Mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape) e Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professor do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Marcos Roberto Pinto, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestrado em Ciências Contábeis pela FACC/UFRJ e Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Références

BACHELARD, Gaston. A Formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Editora Contorno, 1996.

BEUREN, I. Maria (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em Contabilidade: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

BOOTH, C. Wayne; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BUNGE, Mario. La ciencia: su método y su filososofía. Buenos Aires, Siglo Veinte, 1972.

CASTRO, Cláudio de Moura. A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1977.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN; Pedro Alcino. Metodologia cientifica. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.

CUPANI, Alberto; PIETROCOLA, Maurício. A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Física, Rio Grande do Sul, v. 19, n. especial, p. 100-125, jun./2002.

DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987.

______. Metodologia científica em Ciências Sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

FÁVERO, Luiz Paulo et al. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa. São Paulo: Loyola, 2003.

JAPIASSU, Hilton Ferreira. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

LAROCCA, Priscila; ROSSO, Ademir José; SOUZA, Audrey Pietrobelli de. A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em educação: uma discussão necessária. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 2, n. 3, p. 118-133, mar/2005.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MAROCO, João. Análise estatística: com utilização do SPSS. 3. ed. Lisboa: Edições Sílabo, 2007.

MARTINS, Eliseu. Editorial: normativismo e/ou positivismo em contabilidade: qual o futuro? Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 16, n. 39, set./dez. 2005. http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772005000300001

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias. São Paulo: Atlas, 1990.

______. THEOPHILO, Carlos Renato. Produção cientifica em Contabilidade no Brasil: dez pecados mais frequentes. In: LOPES, Jorge; RIBEIRO FILHO, José Francisco; PEDERNEIRAS, Marcleide (Org.). Educação contábil: tópicos de ensino e pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

______. Metodologia da investigação científica para Ciências Sociais Aplicadas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

NEWTON-SMITH, W. H. Popper, ciência e racionalidade. In: O’HEAR, Anthony (Org.). Karl Popper: filosofia e problemas. São Paulo: Editora Unesp,1997.

PORTON, Rosimere Alves de Bona; BEUREN, Ilse Maria. Formulação de hipóteses e caracterização de variáveis em pesquisa contábil. In: BEUREN, Ilse Maria (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. 3 ed. São Paulo: Atlas,2008.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernandez; LUCIO; Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 3.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006

TRUJILLO FERRARI, Alfonso. Metodologia da pesquisa cientifica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982.

ZIMMERMAN, Jerold L. Conjectures regarding empirical managerial accounting research. Journal of Accounting and Economics, 32, 2001, p. 411-427. Disponível em: <http://www.simon.rochester.edu/fac/zimmerma/Conjectures.pdf>. Acesso em: 16/12/2013.

Publié-e

2013-12-30

Comment citer

Silva, S. C. da, Araújo, K. D. de, Zuccolotto, R., & Pinto, M. R. (2013). ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DAS PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS DO PROBLEMA, OBJETIVOS E HIPÓTESES DE ARTIGOS DOS CONGRESSOS USP E ENANPAD. Revista Universo Contábil, 9(4), 50–70. https://doi.org/10.4270/ruc.20139

Numéro

Rubrique

Seção Nacional