RANKING DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE NO BRASIL: ANÁLISE DOS PROGRAMAS DE MESTRADO COM BASE NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS ACADÊMICOS NO TRIÊNIO 2007-2009
DOI :
https://doi.org/10.4270/ruc.20139Mots-clés :
Ranking, Programas de Pós-Graduação, Avaliação, Produção Científica.Résumé
O objetivo desta pesquisa é analisar os Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis em nível de mestrado, em funcionamento no Brasil, segundo a produção científica em periódicos do triênio 2007-2009. Para isso, coletaram-se dados dos docentes dos 18 programas em atividade. Para análise da pontuação dos periódicos utilizou-se a estratificação do Qualis juntamente com a pontuação estabelecida pela Capes. Os resultados obtidos apontam que as instituições com maior pontuação são: USP (5.560), FURB (4.650) e USP/RP (3.220). A análise da pontuação por professor aponta que os melhores índices são dos programas da USP (370,67 por professor), da FURB (332,14) e da UFSC (290,0). Realizou-se o cálculo do coeficiente de variação para detectar se há regularidade na distribuição da pontuação ou se ocorre concentração desses pontos na produção de alguns docentes. Os resultados demonstram que os maiores coeficientes foram da UFAM (1,95), UERJ (1,54) e UFBA (1,18), ou seja, apresentam maior dispersão na produção. Os programas com maior percentual de docentes considerados altamente produtivos pela Capes (mais de 150 pontos no triênio) são a USP (87%), UFMG (77%) e a FURB (71%). O último critério analisado foi a inserção de pesquisas em periódicos internacionais. Essa análise apontou que os programas com maior pontuação em periódicos A1 e A2 foram FURB (920 pontos), FUCAPE (840 pontos) e USP/RP (560 pontos). Por fim, verificou-se que a USP, a FURB e a FUCAPE possuem, no conjunto, os melhores indicadores de produção bibliográfica em periódicos. Estes resultados devem ser contrapostos com os resultados de pesquisas que envolvam outras metodologias que avaliação da produção científica de programas de pós-graduação, como análise de citações, para desenvolvimento da avaliação da pós-graduação e estudo do impacto do produtivismo acadêmico.
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