DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ANÁLISE EMPÍRICA SOBRE AS INTENÇÕES APÓS A GRADUAÇÃO EM RELAÇÃO A CURSAR PÓS-GRADUAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.4270/ruc.20139Mots-clés :
Pós-graduação, Ciências Contábeis, Ensino, Alunos.Résumé
A sociedade atual valoriza fortemente o conhecimento e, por esse motivo, possuir um diploma de ensino superior tornou-se um diferencial. Mais recentemente, houve um aumento significativo no interesse dos estudantes pelos cursos de pós-graduação. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral identificar as percepções e motivações de estudantes de graduação em Ciências Contábeis em relação a cursar ou não uma pós-graduação. Optou-se pela aplicação de um questionário junto a alunos do último ano do curso de Ciências Contábeis regularmente matriculados em 2011 em uma IES pública localizada no Estado de Minas Gerais e em duas IES privadas (uma localizada em Minas Gerais e a outra em Santa Catarina). Os resultados demonstraram que existe uma clara percepção por parte dos respondentes em relação à importância dos cursos de pós-graduação, além de uma intenção perceptível de continuar os estudos após a formatura. Verificou-se, ainda, que os estudantes pretendem cursar uma pós-graduação independente de serem obrigados a tal e que estão dispostos a investir no curso por conta própria. A pesquisa revelou indícios de que os respondentes, em sua maioria, entendem que a pós-graduação lhes proporcionará satisfação pessoal, valorização profissional e preenchimento de possíveis lacunas identificadas na graduação. Além de evidenciar o fato de que a graduação não satisfaz plenamente os requisitos do mercado e que os alunos acreditam que as melhores alternativas de pós-graduação são os cursos lato sensu, observou-se, no geral, que não há divergências de percepções entre os estudantes oriundos da IES pública e das IES privadas.
Os autores agradecem a CAPES pelo apoio financeiro
Téléchargements
Références
ANTUNES, R.; ALVES, G. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Revista Educação e Sociedade. v. 25, n. 87, p. 335-351, 2004.
BARONI, J. M. B. Acesso ao Ensino Superior Público: realidade e alternativas. 175 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
BARUCH, Y.; BELL, M. P.; GRAY, D. Generalist and specialist graduate business degrees: Tangible and intangible value. Journal of Vocational Behavior, v. 67, n. 1, p. 51-68, ago. 2005. http://dx.doi.org/10.1016/j.jvb.2003.06.002
BEIRÃO, P. S. L. A importância da iniciação científica para o aluno da graduação. Boletim UFMG, Belo Horizonte, ano 24, n. 1208, out. 1998.
BRASIL. Decreto 5.622. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Publicado em 19 de dezembro de 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm>. Acesso em: 6 out. 2011.
CARVALHO, D. M.; AMICCI, F. L.; ANDRADE, J.; KATZ, S. Atitudes e Opiniões dos Alunos da FEA-USP Quanto a Cursar Pós-graduação. In: Seminário em Administração (SemeAd), 6., 2003, São Paulo. Anais... São Paulo: SemeAd, 2003. CD-ROM.
CASTRO, C. M. Educação Brasileira: Consertos e Remendos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
CESu - CONSELHO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Parecer nº 977/65, aprovado em 3 de dezembro de 1965. Definição dos cursos de pós-graduação. Disponível em: <http://www.ccpg.puc-rio.br/nucleodememoria/textosfinais/parecerCFE97765.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2012.
CFE - CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Resolução n. 04. Fixa normas de funcionamento e credenciamento dos cursos de pós-graduação stricto sensu. Publicada em 10 de agosto de 1983.
CNPq - CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Mapa de Investimentos do CNPq. Disponível em: <http://efomento.cnpq.br/efomento/distribuicaoGeografica/distribuicaoGeografica.do?metodo=apresentar>. Acesso em: 13 jun. 2012.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
CUNHA, J. V. A.; CORNACHIONE JR., E. B.; MARTINS, G. A. Pós-graduação: o curso de doutorado em ciências contábeis da FEA/USP. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v.19, n.48, p. 6-26, set./dez. 2008. http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772008000300002.
DELUIZ, N. Projetos em Disputa: empresários trabalhadores, trabalhadores e formação profissional. Revista Trabalho & Educação. v. 1, fev-jul, p. 113-127, 1997.
DOURADO, L. F. Reforma do Estado e as Políticas para a Educação Superior no Brasil nos Anos 90. Educação Social, v. 23, n. 80, p. 234-252, 2002.
FRIGOTTO, G. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: teorias em conflito. In: FRIGOTTO, G. (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 25-54.
GENTILI, P. Educar para o desemprego: a desintegração da promessa integradora. In: FRIGOTTO, G. (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 76-99.
INEP – INSTITUO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS. Censo da Educação Superior. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/default.asp>. Acesso em: 6 out. 2011.
________. Resumo Técnico – Censo da Educação Superior 2009, 2010. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2009/resumo_tecnico2009.pdf>. Acesso em: 6 out. 2011.
LEITE FILHO, G. A.; RODRIGUES, F. C. Atitudes e Opiniões dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis Quanto a Cursar Pós-Graduação: um estudo numa universidade pública. UnB Contábil, Brasília, v. 9, n. 1, jan./jun. 2006.
MACEDO, A. R.; TREVISAN, L. M. V.; TREVISAN, P.; MACEDO, C. S. Educação superior no Século XXI e a Reforma Universitária Brasileira. Ensaio: avaliação política pública educacional, v. 13, n. 47, p. 127-148, 2005.
MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução 1. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização. Publicada em 08 de junho de 2007.
________. Resolução CNE/CES nº 1. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação. Publicada em 03 de abril de 2001.
MEC – PORTAL DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=387&Itemid=352>. Acesso em: 7 out. 2011.
________. PORTAL DO E-MEC. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br>. Acesso em: 7 out. 2011.
NASCIMENTO, E. M. Variáveis que Influenciam a Escolha dos Estudantes por Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância na Área de Negócios. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis), Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Contabilidade e Controladoria, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
OLIVEIRA, F. B. Inovando na Pós-Graduação: a experiência do MBA da EAESP/FGV. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 6-12, 1998. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901996000100002
RODRIGUES, J. Da teoria do capital humano à empregabilidade: um ensaio sobre as crises do capital e a educação brasileira. Revista Trabalho e Educação, n.2, p. 215-230, 1997.
RUAS, R.; COMINI, G. M. Aprendizagem e Desenvolvimento de Competências: articulando teoria e prática em programa de pós-graduação em formação gerencial. Cadernos EBAPE.BR, v. 5, Edição Especial, 2007.
TENÓRIO, M. P.; BERALDI, G. Iniciação científica no Brasil e nos cursos de medicina. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 56, n. 4, p. 375-393, 2010. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302010000400007
TROJAN, R. M. Pedagogia das competências e diretrizes curriculares: a estetização das relações entre trabalho e educação. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.
VERHINE, R. E. Pós-graduação no Brasil e nos Estados Unidos: Uma análise comparativa. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 166-172, maio/ago. 2008.
VIEIRA, S. S. C. Avaliação de Programas de Educação Continuada: análise da percepção do aluno e do seu modelo de decisão para escolha de programas de especialização para executivos no Brasil. 247 f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis), Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
• O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.