DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ANÁLISE EMPÍRICA SOBRE AS INTENÇÕES APÓS A GRADUAÇÃO EM RELAÇÃO A CURSAR PÓS-GRADUAÇÃO

Auteurs-es

  • Bruna Camargos Avelino Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Eduardo Mendes Nascimento

DOI :

https://doi.org/10.4270/ruc.20139

Mots-clés :

Pós-graduação, Ciências Contábeis, Ensino, Alunos.

Résumé

A sociedade atual valoriza fortemente o conhecimento e, por esse motivo, possuir um diploma de ensino superior tornou-se um diferencial. Mais recentemente, houve um aumento significativo no interesse dos estudantes pelos cursos de pós-graduação. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral identificar as percepções e motivações de estudantes de graduação em Ciências Contábeis em relação a cursar ou não uma pós-graduação. Optou-se pela aplicação de um questionário junto a alunos do último ano do curso de Ciências Contábeis regularmente matriculados em 2011 em uma IES pública localizada no Estado de Minas Gerais e em duas IES privadas (uma localizada em Minas Gerais e a outra em Santa Catarina). Os resultados demonstraram que existe uma clara percepção por parte dos respondentes em relação à importância dos cursos de pós-graduação, além de uma intenção perceptível de continuar os estudos após a formatura. Verificou-se, ainda, que os estudantes pretendem cursar uma pós-graduação independente de serem obrigados a tal e que estão dispostos a investir no curso por conta própria. A pesquisa revelou indícios de que os respondentes, em sua maioria, entendem que a pós-graduação lhes proporcionará satisfação pessoal, valorização profissional e preenchimento de possíveis lacunas identificadas na graduação. Além de evidenciar o fato de que a graduação não satisfaz plenamente os requisitos do mercado e que os alunos acreditam que as melhores alternativas de pós-graduação são os cursos lato sensu, observou-se, no geral, que não há divergências de percepções entre os estudantes oriundos da IES pública e das IES privadas.

Os autores agradecem a CAPES pelo apoio financeiro

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Bruna Camargos Avelino, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorado em Ciências Contábeis - USP

Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Eduardo Mendes Nascimento

Mestre em Ciências Contábeis - UFMG

Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Références

ANTUNES, R.; ALVES, G. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Revista Educação e Sociedade. v. 25, n. 87, p. 335-351, 2004.

BARONI, J. M. B. Acesso ao Ensino Superior Público: realidade e alternativas. 175 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

BARUCH, Y.; BELL, M. P.; GRAY, D. Generalist and specialist graduate business degrees: Tangible and intangible value. Journal of Vocational Behavior, v. 67, n. 1, p. 51-68, ago. 2005. http://dx.doi.org/10.1016/j.jvb.2003.06.002

BEIRÃO, P. S. L. A importância da iniciação científica para o aluno da graduação. Boletim UFMG, Belo Horizonte, ano 24, n. 1208, out. 1998.

BRASIL. Decreto 5.622. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Publicado em 19 de dezembro de 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm>. Acesso em: 6 out. 2011.

CARVALHO, D. M.; AMICCI, F. L.; ANDRADE, J.; KATZ, S. Atitudes e Opiniões dos Alunos da FEA-USP Quanto a Cursar Pós-graduação. In: Seminário em Administração (SemeAd), 6., 2003, São Paulo. Anais... São Paulo: SemeAd, 2003. CD-ROM.

CASTRO, C. M. Educação Brasileira: Consertos e Remendos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

CESu - CONSELHO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Parecer nº 977/65, aprovado em 3 de dezembro de 1965. Definição dos cursos de pós-graduação. Disponível em: <http://www.ccpg.puc-rio.br/nucleodememoria/textosfinais/parecerCFE97765.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2012.

CFE - CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Resolução n. 04. Fixa normas de funcionamento e credenciamento dos cursos de pós-graduação stricto sensu. Publicada em 10 de agosto de 1983.

CNPq - CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Mapa de Investimentos do CNPq. Disponível em: <http://efomento.cnpq.br/efomento/distribuicaoGeografica/distribuicaoGeografica.do?metodo=apresentar>. Acesso em: 13 jun. 2012.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

CUNHA, J. V. A.; CORNACHIONE JR., E. B.; MARTINS, G. A. Pós-graduação: o curso de doutorado em ciências contábeis da FEA/USP. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v.19, n.48, p. 6-26, set./dez. 2008. http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772008000300002.

DELUIZ, N. Projetos em Disputa: empresários trabalhadores, trabalhadores e formação profissional. Revista Trabalho & Educação. v. 1, fev-jul, p. 113-127, 1997.

DOURADO, L. F. Reforma do Estado e as Políticas para a Educação Superior no Brasil nos Anos 90. Educação Social, v. 23, n. 80, p. 234-252, 2002.

FRIGOTTO, G. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: teorias em conflito. In: FRIGOTTO, G. (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 25-54.

GENTILI, P. Educar para o desemprego: a desintegração da promessa integradora. In: FRIGOTTO, G. (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 76-99.

INEP – INSTITUO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS. Censo da Educação Superior. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/default.asp>. Acesso em: 6 out. 2011.

________. Resumo Técnico – Censo da Educação Superior 2009, 2010. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2009/resumo_tecnico2009.pdf>. Acesso em: 6 out. 2011.

LEITE FILHO, G. A.; RODRIGUES, F. C. Atitudes e Opiniões dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis Quanto a Cursar Pós-Graduação: um estudo numa universidade pública. UnB Contábil, Brasília, v. 9, n. 1, jan./jun. 2006.

MACEDO, A. R.; TREVISAN, L. M. V.; TREVISAN, P.; MACEDO, C. S. Educação superior no Século XXI e a Reforma Universitária Brasileira. Ensaio: avaliação política pública educacional, v. 13, n. 47, p. 127-148, 2005.

MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução 1. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização. Publicada em 08 de junho de 2007.

________. Resolução CNE/CES nº 1. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação. Publicada em 03 de abril de 2001.

MEC – PORTAL DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=387&Itemid=352>. Acesso em: 7 out. 2011.

________. PORTAL DO E-MEC. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br>. Acesso em: 7 out. 2011.

NASCIMENTO, E. M. Variáveis que Influenciam a Escolha dos Estudantes por Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância na Área de Negócios. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis), Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Contabilidade e Controladoria, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

OLIVEIRA, F. B. Inovando na Pós-Graduação: a experiência do MBA da EAESP/FGV. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 6-12, 1998. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901996000100002

RODRIGUES, J. Da teoria do capital humano à empregabilidade: um ensaio sobre as crises do capital e a educação brasileira. Revista Trabalho e Educação, n.2, p. 215-230, 1997.

RUAS, R.; COMINI, G. M. Aprendizagem e Desenvolvimento de Competências: articulando teoria e prática em programa de pós-graduação em formação gerencial. Cadernos EBAPE.BR, v. 5, Edição Especial, 2007.

TENÓRIO, M. P.; BERALDI, G. Iniciação científica no Brasil e nos cursos de medicina. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 56, n. 4, p. 375-393, 2010. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302010000400007

TROJAN, R. M. Pedagogia das competências e diretrizes curriculares: a estetização das relações entre trabalho e educação. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.

VERHINE, R. E. Pós-graduação no Brasil e nos Estados Unidos: Uma análise comparativa. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 166-172, maio/ago. 2008.

VIEIRA, S. S. C. Avaliação de Programas de Educação Continuada: análise da percepção do aluno e do seu modelo de decisão para escolha de programas de especialização para executivos no Brasil. 247 f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis), Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

Publié-e

2013-06-30

Comment citer

Avelino, B. C., Alves da Cunha, J. V., & Nascimento, E. M. (2013). DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ANÁLISE EMPÍRICA SOBRE AS INTENÇÕES APÓS A GRADUAÇÃO EM RELAÇÃO A CURSAR PÓS-GRADUAÇÃO. Revista Universo Contábil, 9(2), 104–124. https://doi.org/10.4270/ruc.20139

Numéro

Rubrique

Seção Nacional