HERRAMIENTAS DE GESTION BASADAS EN EL CONOCIMIENTO
DOI :
https://doi.org/10.4270/ruc.20062Mots-clés :
Conocimiento, Gestión del conocimiento, Empresa orientada al conocimiento.Résumé
O trabalho propõe para debate uma dúzia de aspectos conceituais que deveriam ser adotados na administração de empresas que aspirem conseguir uma posição competitiva permanente nesta era do conhecimento. Estabelece as características que devem reunir as empresas orientadas para o conhecimento e desenvolve três fases, sendo que cada uma detalhe outras ferramentas conceituais que devem ser incorporadas para conseguir aquele resultado. Estas fases são: a da Antecipação (Desenvolvimento de Cenários Futuros de Decisão, Direção por Missões, Focos nos Pontos de Controle da Cadeia Produtiva), da Operação Interna (4 Bases do ADN Organizacional, Mudança e Liderança, Redes de Aprendizagem) e a de Relações com os Clientes (Técnica do Consumo Ligeiro, Conhecimento de maiores dados sobre os Clientes, Priorização – não exclusão – do Crescimento sobre a Rentabilidade). Conclui que esses temas devam ser encarados por especialistas de Custos e Gestão, porque a produtividade se consegue com atividades realizadas inteligentemente. Palavras-chave: Conhecimento. Gestão do conhecimento. Empresa orientada ao conhecimento.Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
• O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.