ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DAS PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS DO PROBLEMA, OBJETIVOS E HIPÓTESES DE ARTIGOS DOS CONGRESSOS USP E ENANPAD

Autores

  • Sidnei Celerino da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Kleber Domingos de Araújo Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Robson Zuccolotto Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCH) - Departamento de Administração e Contabilidade (DAD)
  • Marcos Roberto Pinto Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20139

Palavras-chave:

Problema, Objetivos, Hipóteses, Epistemologia

Resumo

Atualmente tem crescido o incentivo à produção e divulgação de trabalhos científicos, seja pelo aumento do número de congressos e revistas nacionais e internacionais, seja pela criação de novos programas de pós-graduação stricto sensu na área contábil ou pela exigência de produção dos órgãos de financiamento e inspeção. Diante desse contexto, foram selecionados 89 artigos, sendo 32 apresentados no congresso USP de Controladoria e Contabilidade e 57 no EnANPAD, na linha de educação e de pesquisa em Contabilidade, apresentados entre 2009 e 2011, com o objetivo de analisar a similaridade entre os congressos USP e EnANPAD, em relação ao atendimento de características epistemológicas do problema, objetivos e hipóteses. Para avaliação das características dos artigos foi utilizada a técnica exploratória de análise de cluster. Foi observado que 65% dos artigos do congresso USP atenderam a todos os quesitos do estudo relacionados ao problema, quadro constatado em apenas 25% dos artigos do EnANPAD. Quanto aos objetivos, os clusters evidenciaram que 19% dos artigos do congresso USP atenderam todos os quesitos, porém, essa realidade foi identificada em apenas 7% dos artigos do EnANPAD. Ademais, quanto à hipótese, foi identificada deficiência acentuada nos dois eventos, pois, 81% dos artigos do congresso USP não apresentam esse elemento, impropriedade mais acentuada no Enanpad, em que 95% dos artigos não empregaram o elemento na estruturação dos trabalhos. Em síntese, em relação à existência, alinhamento e propriedades do problema, objetivos e hipóteses em nenhum quesito o congresso EnANPAD apresentou qualidade epistemológica superior ao congresso USP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidnei Celerino da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestrado em Ciências Contábeis pela FACC/UFRJ e Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Atualmente é Professor do Colegiado de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Kleber Domingos de Araújo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado (FECAP) e Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professor Assistente da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Robson Zuccolotto, Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCH) - Departamento de Administração e Contabilidade (DAD)

Mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape) e Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professor do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Marcos Roberto Pinto, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestrado em Ciências Contábeis pela FACC/UFRJ e Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Referências

BACHELARD, Gaston. A Formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Editora Contorno, 1996.

BEUREN, I. Maria (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em Contabilidade: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

BOOTH, C. Wayne; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BUNGE, Mario. La ciencia: su método y su filososofía. Buenos Aires, Siglo Veinte, 1972.

CASTRO, Cláudio de Moura. A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1977.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN; Pedro Alcino. Metodologia cientifica. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.

CUPANI, Alberto; PIETROCOLA, Maurício. A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Física, Rio Grande do Sul, v. 19, n. especial, p. 100-125, jun./2002.

DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987.

______. Metodologia científica em Ciências Sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

FÁVERO, Luiz Paulo et al. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa. São Paulo: Loyola, 2003.

JAPIASSU, Hilton Ferreira. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

LAROCCA, Priscila; ROSSO, Ademir José; SOUZA, Audrey Pietrobelli de. A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em educação: uma discussão necessária. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 2, n. 3, p. 118-133, mar/2005.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MAROCO, João. Análise estatística: com utilização do SPSS. 3. ed. Lisboa: Edições Sílabo, 2007.

MARTINS, Eliseu. Editorial: normativismo e/ou positivismo em contabilidade: qual o futuro? Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 16, n. 39, set./dez. 2005. http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772005000300001

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias. São Paulo: Atlas, 1990.

______. THEOPHILO, Carlos Renato. Produção cientifica em Contabilidade no Brasil: dez pecados mais frequentes. In: LOPES, Jorge; RIBEIRO FILHO, José Francisco; PEDERNEIRAS, Marcleide (Org.). Educação contábil: tópicos de ensino e pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

______. Metodologia da investigação científica para Ciências Sociais Aplicadas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

NEWTON-SMITH, W. H. Popper, ciência e racionalidade. In: O’HEAR, Anthony (Org.). Karl Popper: filosofia e problemas. São Paulo: Editora Unesp,1997.

PORTON, Rosimere Alves de Bona; BEUREN, Ilse Maria. Formulação de hipóteses e caracterização de variáveis em pesquisa contábil. In: BEUREN, Ilse Maria (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. 3 ed. São Paulo: Atlas,2008.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernandez; LUCIO; Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 3.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006

TRUJILLO FERRARI, Alfonso. Metodologia da pesquisa cientifica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982.

ZIMMERMAN, Jerold L. Conjectures regarding empirical managerial accounting research. Journal of Accounting and Economics, 32, 2001, p. 411-427. Disponível em: <http://www.simon.rochester.edu/fac/zimmerma/Conjectures.pdf>. Acesso em: 16/12/2013.

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Seção Nacional