RANKING DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE NO BRASIL: ANÁLISE DOS PROGRAMAS DE MESTRADO COM BASE NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS ACADÊMICOS NO TRIÊNIO 2007-2009
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20139Palavras-chave:
Ranking, Programas de Pós-Graduação, Avaliação, Produção Científica.Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar os Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis em nível de mestrado, em funcionamento no Brasil, segundo a produção científica em periódicos do triênio 2007-2009. Para isso, coletaram-se dados dos docentes dos 18 programas em atividade. Para análise da pontuação dos periódicos utilizou-se a estratificação do Qualis juntamente com a pontuação estabelecida pela Capes. Os resultados obtidos apontam que as instituições com maior pontuação são: USP (5.560), FURB (4.650) e USP/RP (3.220). A análise da pontuação por professor aponta que os melhores índices são dos programas da USP (370,67 por professor), da FURB (332,14) e da UFSC (290,0). Realizou-se o cálculo do coeficiente de variação para detectar se há regularidade na distribuição da pontuação ou se ocorre concentração desses pontos na produção de alguns docentes. Os resultados demonstram que os maiores coeficientes foram da UFAM (1,95), UERJ (1,54) e UFBA (1,18), ou seja, apresentam maior dispersão na produção. Os programas com maior percentual de docentes considerados altamente produtivos pela Capes (mais de 150 pontos no triênio) são a USP (87%), UFMG (77%) e a FURB (71%). O último critério analisado foi a inserção de pesquisas em periódicos internacionais. Essa análise apontou que os programas com maior pontuação em periódicos A1 e A2 foram FURB (920 pontos), FUCAPE (840 pontos) e USP/RP (560 pontos). Por fim, verificou-se que a USP, a FURB e a FUCAPE possuem, no conjunto, os melhores indicadores de produção bibliográfica em periódicos. Estes resultados devem ser contrapostos com os resultados de pesquisas que envolvam outras metodologias que avaliação da produção científica de programas de pós-graduação, como análise de citações, para desenvolvimento da avaliação da pós-graduação e estudo do impacto do produtivismo acadêmico.
Downloads
Referências
ANDERE, M. A.; ARAUJO, A. M. P. Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação. Revista Contabilidade e Finanças, São Paulo, v. 19, n. 48, p.91-102, dez. 2008.
BAZLEY, J.; NIKOLAI, L. A.; DE COSTER, D. T. A comparison of published accounting research and qualities of accounting faculty and doctoral programs. Accounting Review, Chicago, v. 50, n. 3, p.605-610, jul. 1975.
BENJAMIN, J. J.; BRENNER, V. C., STRAWSER, R. H. Perceptions of journal quality. Accounting Review, Chicago, v. 49, n. 2, p. 360-362, abr. 1974.
BRICKER, R. J. Knowledge Preservation in accounting: a citational study. Abacus, UK, v. 24, n. 2, p. 120-131, 1988. DOI: 10.1111/j.1467-6281.1988.tb00209.x
BROWN, L. D., LAKSMANA, I. Ranking accounting Ph.D. programs and faculties using social science research network downloads. Review of Quantitative Finance and Accounting, v. 22, n. 3, p. 249-266, 2004. DOI:http://dx.doi.org/10.1023/B:REQU.0000025763.61552.0e
CARGILE, R.; BUBLITZ, B. Factors contributing to published research by accounting faculties. The Accounting Review. v. 61, p. 158–178, 1986
COORDENAÇÃO NACIONAL DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES. Relação de Cursos Recomendados e Reconhecidos. Disponível em: <http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=pesquisarIes&codigoArea=60200006&descricaoArea=CI%CANCIAS+SOCIAIS+APLICADAS+&descricaoAreaConhecimento=ADMINISTRA%C7%C3O&descricaoAreaAvaliacao=ADMINISTRA%C7%C3O%2C+CI%CANCIAS+CONT%C1BEIS+E+TURISMO>. Acesso em: 27 jan. 2011.
COORDENAÇÃO NACIONAL DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES. Documento de área 2009. Brasília, 2009. 25 p. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/ADMIN17jun10.pdf >. Acesso em: 12 set. 2013.
COYNE, J. G. et al. Accounting program research rankings by topical area and methodology. Issues in Accounting Education, v. 25, n. 4, p. 631-654, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.2308/iace.2010.25.4.631
CUNHA, J. V. A.; CORNACHIONE JUNIOR, E. B.; MARTINS, G. A. Pós-graduação: o curso de doutorado em ciências contábeis da FEA/USP. Revista Contabilidade e Finanças, São Paulo, v. 19, n. 48, p.6-26, dez. 2008. http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772008000300002.
CUNHA, J. V. A.; CORNACHIONE JÚNIOR, E. B. Contribuições Acadêmicas dos Doutores em Ciências Contábeis: Uma Análise dos Currículos Lattes. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 8., 2008, São Paulo. Anais.... São Paulo: USP, 2008. p. 1 - 14.
FRAGOSO, A. R.; RIBEIRO FILHO, J. F.; LIBONATI, J. J. Um estudo aplicado sobre o impacto da interdisciplinaridade no processo de pesquisa dos doutores em contabilidade: uma análise dos programas de pós-graduação. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 2, n. 1, p.103-112, abr. 2006.
FREZATTI, F; BORBA, J. Análise dos traços de tendência de uma amostra das revistas cientificas da área de contabilidade publicadas em língua inglesa. Caderno de Estudos Fipecafi. v. 13, n. 25, p. 50-78, 2000. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-92512000000200004
HASSELBACK, J.; REINSTEIN, A. A proposal for measuring scholarly productivity of accounting faculty. Issues in Accounting Education. v. 10,p. 269–306, 1995
MARION, J. C.; MARION, M.M.C. A importância da pesquisa no ensino da contabilidade. Revista de Contabilidade do CRC-SP, n. 07, mar. 1999.
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília – DF: Briquet de Lemos, 1999.
MURCIA, F.; BORBA, J. Possibilidades de inserção da pesquisa contábil Brasileira no cenário internacional: uma proposta de avaliação dos periódicos científicos de contabilidade e auditoria publicados em língua Inglesa e disponibilizados no portal de Periódicos da Capes. Revista de Contabilidade e Finanças, v.19, n.46, p.30-44, 2008. http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772008000100004
OLIVEIRA, M. Análise dos periódicos brasileiros de contabilidade. Revista de Contabilidade e Finanças, n. 29, p. 68-86, 2002. http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772002000200005
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 1999.
SILVA, E; MENEZES, E; PINHEIRO, L. Avaliação da produtividade científica dos pesquisadores nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas. Informação e Sociedade. v. 13, n. 2, p. 1-18, 2003.
SOUZA, A. C.; FIALHO, F. A. P.; OTANI, N. TCC: métodos e técnicas. Florianópolis: Visual Books, 2007.
SU, S.-H.; KAN, C.; YANG, H. Cross-cultural difference and accounting ethics: an empirical study for accounting students. International Journal of Organizational Innovation, v. 2, n. 3, 2010.
TAHAI, A; RIGBSY, J. Information processing using citation to investigate journal influence in accounting. Information Processing & Management. v. 34, n. 2, p. 341-0359, 1998.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.
VENTURINI, Jonas et al. Identificação e análise dos perfis dos docentes participantes dos programas de pós-graduação em contabilidade no Brasil. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 8., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008. p. 1 - 16.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
• O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.