DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ANÁLISE EMPÍRICA SOBRE AS INTENÇÕES APÓS A GRADUAÇÃO EM RELAÇÃO A CURSAR PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Bruna Camargos Avelino Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Eduardo Mendes Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20139

Palavras-chave:

Pós-graduação, Ciências Contábeis, Ensino, Alunos.

Resumo

A sociedade atual valoriza fortemente o conhecimento e, por esse motivo, possuir um diploma de ensino superior tornou-se um diferencial. Mais recentemente, houve um aumento significativo no interesse dos estudantes pelos cursos de pós-graduação. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral identificar as percepções e motivações de estudantes de graduação em Ciências Contábeis em relação a cursar ou não uma pós-graduação. Optou-se pela aplicação de um questionário junto a alunos do último ano do curso de Ciências Contábeis regularmente matriculados em 2011 em uma IES pública localizada no Estado de Minas Gerais e em duas IES privadas (uma localizada em Minas Gerais e a outra em Santa Catarina). Os resultados demonstraram que existe uma clara percepção por parte dos respondentes em relação à importância dos cursos de pós-graduação, além de uma intenção perceptível de continuar os estudos após a formatura. Verificou-se, ainda, que os estudantes pretendem cursar uma pós-graduação independente de serem obrigados a tal e que estão dispostos a investir no curso por conta própria. A pesquisa revelou indícios de que os respondentes, em sua maioria, entendem que a pós-graduação lhes proporcionará satisfação pessoal, valorização profissional e preenchimento de possíveis lacunas identificadas na graduação. Além de evidenciar o fato de que a graduação não satisfaz plenamente os requisitos do mercado e que os alunos acreditam que as melhores alternativas de pós-graduação são os cursos lato sensu, observou-se, no geral, que não há divergências de percepções entre os estudantes oriundos da IES pública e das IES privadas.

Os autores agradecem a CAPES pelo apoio financeiro

 

 

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Biografia do Autor

Bruna Camargos Avelino, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorado em Ciências Contábeis - USP

Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Eduardo Mendes Nascimento

Mestre em Ciências Contábeis - UFMG

Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

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Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

Seção Nacional