HERRAMIENTAS DE GESTION BASADAS EN EL CONOCIMIENTO
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20062Palavras-chave:
Conocimiento, Gestión del conocimiento, Empresa orientada al conocimiento.Resumo
O trabalho propõe para debate uma dúzia de aspectos conceituais que deveriam ser adotados na administração de empresas que aspirem conseguir uma posição competitiva permanente nesta era do conhecimento. Estabelece as características que devem reunir as empresas orientadas para o conhecimento e desenvolve três fases, sendo que cada uma detalhe outras ferramentas conceituais que devem ser incorporadas para conseguir aquele resultado. Estas fases são: a da Antecipação (Desenvolvimento de Cenários Futuros de Decisão, Direção por Missões, Focos nos Pontos de Controle da Cadeia Produtiva), da Operação Interna (4 Bases do ADN Organizacional, Mudança e Liderança, Redes de Aprendizagem) e a de Relações com os Clientes (Técnica do Consumo Ligeiro, Conhecimento de maiores dados sobre os Clientes, Priorização – não exclusão – do Crescimento sobre a Rentabilidade). Conclui que esses temas devam ser encarados por especialistas de Custos e Gestão, porque a produtividade se consegue com atividades realizadas inteligentemente. Palavras-chave: Conhecimento. Gestão do conhecimento. Empresa orientada ao conhecimento.Downloads
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