PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL NA PEQUENA EMPRESA: UM ESTUDO SOBRE SUA INFLUENCIANO DESEMPENHO

Autores

  • Stefano Junqueira Torres da Silva USP
  • Edmundo Escrivão Filho Universidade de São Paulo
  • Ana Cláudia Fernandes Terence Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n1p30-45

Palavras-chave:

pequena empresa, planejamento, desempenho

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar o resultado de uma pesquisa cujo propósito era determinar a relação entre a realização dos planejamentos estratégico e operacional e o desempenho obtido por pequenas empresas do setor de base tecnológica de São Carlos/SP, bem como identificar o nível de formalidade dos planejamentos. O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão fundamental, pois permite ao empresário analisar sua situação de mercado e, a partir desta análise, direcionar a organização para o alcance dos objetivos de longo prazo. Complementarmente, o planejamento operacional auxilia no gerenciamento das atividades do dia-a-dia, alinhando a organização com seus objetivos estratégicos. Para a coleta dos dados empíricos, foi realizada uma pesquisa descritiva e de opinião (enquête), junto aos dirigentes das pequenas empresas do setor de base tecnológica. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário.  Como resultado pode-se afirmar que tanto o planejamento operacional quanto o planejamento estratégico melhoraram o desempenho das empresas. No entanto, não há resultados conclusivos sobre a relação entre a sofisticação do planejamento estratégico (sua formalização) e o desempenho das pequenas empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmundo Escrivão Filho, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1980), graduação em Administração de Empresas pelo Centro de Ensino Superior de São Carlos (1978) , graduação em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Superior de São Carlos (1979) , especialização em Administração Hoteleira pelo Centro Universitário Senac (2005) , mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) . Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Setores Específicos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho do Executivo, Pequenas e Médias Empresas, Indústria Metal Mecânica. Endereço: Departamento de Engenharia de Produção – Universidade de São Paulo (USP) Av. Trabalhador São Carlense, 400 CEP: 13566-590, São Carlos, SP Tel/Fax: (16) 3373-9425 edesfi@sc.usp.br

Ana Cláudia Fernandes Terence, Universidade de São Paulo

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), especialista em Administração Mercadológica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP) e doutoranda, também em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia empresarial e administração de pequenas empresas. Endereço: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV/UNESP) Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n CEP: 14884-900, Jaboticabal, SP Tel: (16) 3209-2634 anaterence@fcav.unesp.br

Arquivos adicionais

Publicado

2009-05-08

Como Citar

Silva, S. J. T. da, Escrivão Filho, E., & Terence, A. C. F. (2009). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL NA PEQUENA EMPRESA: UM ESTUDO SOBRE SUA INFLUENCIANO DESEMPENHO. Revista De Negócios, 14(1), 30–45. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n1p30-45

Edição

Seção

Artigos