COMPORTAMENTO ALIMENTAR DO CONSUMIDOR IDOSO

Autores/as

  • Dario de Oliveira Lima-Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Renato Luiz Sproesser Universidade Federal de Mato Groso do Sul
  • Maria de Fáima Evangelista Mendonça Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Thelma Lucchese

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n4p27-39

Palabras clave:

Comportamento do consumidor, Pessoa idosa. Hábito alimentar, Consumo de alimentos.

Resumen

Este trabalho objetiva apresentar as práticas alimentares declaradas por consumidores idosos, destacando os principais alimentos consumidos nas refeições diárias, bem como  onde, quando, com quem e como eles consomem tais alimentos. O estudo empírico foi conduzido junto a uma amostra de 96 idosos das classes de renda A, B e C, dentro de duas lojas de hipermercados, em Campo Grande/MS, em setembro de 2003. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado com perguntas de respostas fechadas, por meio de inquisição direta. Grande parte dos entrevistados apresentou preocupação com seu bem-estar físico e com alimentação saudável. A qualidade nutricional e o preço dos produtos são os aspectos mais relevantes na decisão de compra. Arroz, feijão, carne e legumes e verduras compõem o prato preferido. 55,2% dos entrevistados consomem produtos diet e light e 95,8% deles fazem as refeições em casa durante a semana. Outros dados importantes são apresentados. Os entrevistados não estão aderindo à nova tendência presente em países desenvolvidos e em grandes centros urbanos do Brasil, nos quais o consumo de alimentos tradicionais vem sendo substituído por alimentos industrializados e de fácil preparo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dario de Oliveira Lima-Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1999), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1991) e graduação em Administração pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1976). Atualmente é professor associado do Departamento de Economia Admnistração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul nos programas de graduação, especialização e mestrado em administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, agronegócios, estratégia, marketing e transformação organizacional. Coordena dois grupos de pesquisa CNPq (Competitividade de Organizações Agroindustriais e Transformação Organizacional) e vários projetos de pesquisa, entre os quais: "Comportamento do Consumidor de Produtos Alimentícios" e "Desenvolvimento Sustentável do Arranjo Produtivo Local de Uva de Mesa da Região Noroeste do Estado de São Paulo".

Renato Luiz Sproesser, Universidade Federal de Mato Groso do Sul

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1988), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1991), MBA em Agribusiness pela ESSEC-França (1993) e doutorado em Genie de Systèmes Industrielles - Institut National Polytechnique de Lorraine-França(1995); diploma revalidado no Brasil (UFMG) como Doutor em Administração de Empresas. Atualmente é professor associado do Departamento de Economia e Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Gestão com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: coordenação de sistemas agroindustriais, cadeias produtivas, competitividade, estratégia, e varejo alimentar.

Maria de Fáima Evangelista Mendonça Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), especialização em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (Campo Grande/MS, 1990) e graduação pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1978). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, do Curso de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, adolescência, educação e políticas públicas. Coordena dois projetos de pesquisa (com financiamento da Fundect): Diagnóstico/Avaliação do Programa para a Pequena Infância da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS e Condições de Trabalho e Saúde do Professor enquanto Trabalhador .

Thelma Lucchese

possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos e pela Universidade de Nantes na França (fevereiro 2007 conclusão do doutorado). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão de Sistemas Agroindustriais, atuando, principalmente, nos seguintes temas : marketing e o estudo do comportamento do consumidor e estudos de cadeias agroindustriais.

Publicado

2009-03-04

Cómo citar

Lima-Filho, D. de O., Sproesser, R. L., Lima, M. de F. E. M., & Lucchese, T. (2009). COMPORTAMENTO ALIMENTAR DO CONSUMIDOR IDOSO. Revista De Negócios, 13(4), 27–39. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n4p27-39