Globalization and Alimentary Behavior of the Older Consumer

Authors

  • Dario de Oliveira Lima-Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Renato Luiz Sproesser Universidade Federal de Mato Groso do Sul
  • Maria de Fáima Evangelista Mendonça Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Thelma Lucchese

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n4p27-39

Keywords:

Comportamento do consumidor, Pessoa idosa. Hábito alimentar, Consumo de alimentos.

Abstract

This article aim to identify the alimentary habits of the older consumer, presenting the main foods consumed in the daily meals and when, where, with who and whom it consumes such foods, besides comparing the behavior with the global standards. The empirical study it was lead together to a sample of 96 elderly ones inside of two hypermarket store in Campo Grande, Brazilian southwest, in September of 2004. For the collection of data questionnaire structuralized with questions of closed answers was used, by means of direct inquisition. Great part of the interviewed ones presents a concern with its physical well-being and healthful feeding. The nutritional quality and the price of the products are the aspects most relevant in the purchase decision. Rice, beans, meat and vegetables compose the preferred diet. 55.2% of the interviewed ones it consumes products diet and light and 95.8% almost makes the meals in house during the week. Other important data are presented. The interviewed ones are not adhering to the new present trend in developed countries and great Brazilian urban centers, in which the traditional food consumption comes being substituted for industrialized foods and of easy preparation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Dario de Oliveira Lima-Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1999), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1991) e graduação em Administração pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1976). Atualmente é professor associado do Departamento de Economia Admnistração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul nos programas de graduação, especialização e mestrado em administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, agronegócios, estratégia, marketing e transformação organizacional. Coordena dois grupos de pesquisa CNPq (Competitividade de Organizações Agroindustriais e Transformação Organizacional) e vários projetos de pesquisa, entre os quais: "Comportamento do Consumidor de Produtos Alimentícios" e "Desenvolvimento Sustentável do Arranjo Produtivo Local de Uva de Mesa da Região Noroeste do Estado de São Paulo".

Renato Luiz Sproesser, Universidade Federal de Mato Groso do Sul

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1988), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1991), MBA em Agribusiness pela ESSEC-França (1993) e doutorado em Genie de Systèmes Industrielles - Institut National Polytechnique de Lorraine-França(1995); diploma revalidado no Brasil (UFMG) como Doutor em Administração de Empresas. Atualmente é professor associado do Departamento de Economia e Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Gestão com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: coordenação de sistemas agroindustriais, cadeias produtivas, competitividade, estratégia, e varejo alimentar.

Maria de Fáima Evangelista Mendonça Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), especialização em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (Campo Grande/MS, 1990) e graduação pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1978). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, do Curso de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, adolescência, educação e políticas públicas. Coordena dois projetos de pesquisa (com financiamento da Fundect): Diagnóstico/Avaliação do Programa para a Pequena Infância da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS e Condições de Trabalho e Saúde do Professor enquanto Trabalhador .

Thelma Lucchese

possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos e pela Universidade de Nantes na França (fevereiro 2007 conclusão do doutorado). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão de Sistemas Agroindustriais, atuando, principalmente, nos seguintes temas : marketing e o estudo do comportamento do consumidor e estudos de cadeias agroindustriais.

Published

2009-03-04

How to Cite

Lima-Filho, D. de O., Sproesser, R. L., Lima, M. de F. E. M., & Lucchese, T. (2009). Globalization and Alimentary Behavior of the Older Consumer. Revista De Negócios, 13(4), 27–39. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n4p27-39