Uma análise do comportamento do consumidor na adoção de inovação tecnológica: uma perspectiva brasileira dos livros eletrônicos

Autores/as

  • Marcio de Oliveira Mota Unifor
  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes Unifor

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n4p3-16

Palabras clave:

Comportamento do Consumidor, Adoção de Inovação Tecnológica, Livro Eletrônico

Resumen

Esse estudo tem como objetivo analisar a percepção dos estudantes universitários quanto à adoção de uma inovação tecnológica, o livro eletrônico. O estudo compreendeu uma pesquisa descritiva do tipo survey. A pesquisa de campo foi realizada junto a 330 consumidores que informaram já terem utilizado livro eletrônico. Os dados coletados foram submetidos a testes estatísticos por meio da técnica de modelagem em equações estruturais, no intuito de testar o modelo proposto. Ressalte-se o ineditismo do modelo proposto, pois nesse estudo foi feita uma avaliação da relação dos fatores determinantes que levam à adoção de tecnologia sob a perspectiva de estudantes universitários. Os resultados apontam que os principais fatores que levam a adoção de livros eletrônicos foram a vantagem relativa e a facilidade do uso, levando a inferir que sua adoção é facilitada pelos inúmeros meios de distribuição presentes na atualidade e pelo aumento de desempenho e produtividade atribuída após sua adoção. Finalmente, sugere-se a realização de novos estudos e se indica a quem interessam os resultados obtidos.

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Biografía del autor/a

Marcio de Oliveira Mota, Unifor

Professor do Mestrado em Administração da Universidade Estadual do Ceará.
Doutor em Administração, possui dois mestrados em Administração (Profissional e acadêmico), possui três especializações (Marketing, Tecnologia da Informação e Gestão em Planos de Saúde) e Graduado em Administração. Professor em Programas de Graduação e Pós-Graduação em disciplinas de Marketing e Métodos Quantitativos Aplicados à Administração. Possui artigos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais (e.g. Enanpads, Academy of Consumer Research - ACR, Society of Consumer Psychology - SCP, Revista da Mackenzie, Journal of Business Ethics e Journal of Marketing for Higher Education. Área de pesquisa: Marketing de Serviços e de Relacionamento e Comportamento do Consumidor.

Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes, Unifor

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza.
É Doutora em Administração de Empresas pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice - França ( 1992 ), com Mestrado Acadêmico ( DEA ) em Administração pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice - França ( 1987 ), Mestrado Profissionalizante ( DESS ) em Marketing pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice França ( 1986 ) e Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília - CEUB ( 1985 ).

Publicado

2013-12-13

Cómo citar

Mota, M. de O., & Gomes, D. M. de O. A. (2013). Uma análise do comportamento do consumidor na adoção de inovação tecnológica: uma perspectiva brasileira dos livros eletrônicos. Revista De Negócios, 18(4), 3–16. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n4p3-16