Uma análise do comportamento do consumidor na adoção de inovação tecnológica: uma perspectiva brasileira dos livros eletrônicos
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n4p3-16Keywords:
Comportamento do Consumidor, Adoção de Inovação Tecnológica, Livro EletrônicoAbstract
Esse estudo tem como objetivo analisar a percepção dos estudantes universitários quanto à adoção de uma inovação tecnológica, o livro eletrônico. O estudo compreendeu uma pesquisa descritiva do tipo survey. A pesquisa de campo foi realizada junto a 330 consumidores que informaram já terem utilizado livro eletrônico. Os dados coletados foram submetidos a testes estatísticos por meio da técnica de modelagem em equações estruturais, no intuito de testar o modelo proposto. Ressalte-se o ineditismo do modelo proposto, pois nesse estudo foi feita uma avaliação da relação dos fatores determinantes que levam à adoção de tecnologia sob a perspectiva de estudantes universitários. Os resultados apontam que os principais fatores que levam a adoção de livros eletrônicos foram a vantagem relativa e a facilidade do uso, levando a inferir que sua adoção é facilitada pelos inúmeros meios de distribuição presentes na atualidade e pelo aumento de desempenho e produtividade atribuída após sua adoção. Finalmente, sugere-se a realização de novos estudos e se indica a quem interessam os resultados obtidos.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2013-12-13
How to Cite
Mota, M. de O., & Gomes, D. M. de O. A. (2013). Uma análise do comportamento do consumidor na adoção de inovação tecnológica: uma perspectiva brasileira dos livros eletrônicos. Revista De Negócios, 18(4), 3–16. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n4p3-16
Issue
Section
Artigos