A globalização e a formação das regiões metropolitanas na Paraíba

Autores

Palavras-chave:

Cidades, Metrópoles, Regiões metropolitanas na Paraíba

Resumo

Para compreender as regiões metropolitanas no Estado da Paraíba é necessário analisar sua constituição. Partindo disso, o presente artigo tem por objetivo estudar a lógica da construção das cidades, visando analisar a formação de regiões metropolitanas, em especial, no Estado da Paraíba. A metodologia utilizada se baseou em pesquisa bibliográfica e documental (com revisão de artigos científicos e livros da área de Planejamento Urbano Regional), assim como em consulta à legislação federal e estadual sobre o tema. Realizou-se a pesquisa documental em sites oficiais do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa da Paraíba, com vistas à obtenção de informações sobre a construção e composição das regiões metropolitanas. Os resultados indicam que, na Paraíba, o processo de formação de regiões metropolitanas não segue uma linha traçada pelo Estatuto da Metrópole, reconhecida pelo IBGE, nem obedece à lógica de observação do território, baseando-se, sobretudo, em interesses políticos e fins partidários, desconsiderando conhecimentos sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elicely Cesário Fernandes, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (2006). É especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Gama Filho (2008). É especialista em Controladoria e Auditoria na Gestão Financeira pelo SENAI (2020). Ocupou o cargos de Assessora Especial Nível III do município de Poço Dantas/PB (2015 a 2018). Ocupou o cargo de Advogada do CREAS Regional de Uiraúna (2008 a 2011) e do Creas Regional de Triunfo/PB (2012 a 2017). Ocupou o cargo de Procuradora Adjunta do município de Uiraúna (2013 a 2018). Ocupou o cargo de Assessora Especial Nível III do município de Poço Dantas/PB (2015 a 2018). Ocupou o cargo de Procuradora Geral da Prefeitura Municipal de Uiraúna (2018 a 2020), atuando principalmente nos seguintes temas: direito do trabalho, previdenciário, constitucional, administrativo, urbanístico, processual civil e civil. Atualmente é Assessora Jurídica do município de Poço Dantas/PB (2020 aos dias de hoje). Além do Direito, a sua área de interesse também permeia as políticas públicas do Estado Brasileiro e dos entes federados, que possam destinar melhores condições de vida à população, proporcionando a todos o bem-estar social e cumprindo o princípio da dignidade da pessoa humana.

Izidio Rocha da Silva Júnior, UERN

Mestrando em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Pós-Graduado ao nível de Especialista em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Graduado ao nível de Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Anhanguera – Uniderp. Estuda temas relacionados a Gestão Pública, Políticas Públicas, Desenvolvimento Regional, Gestão do Recursos Hídricos, e Meio Ambiente. Trabalha na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN.

ÂNGELO MAGALHÃES SILVA, UFERSA

Professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Graduado, Mestre e Doutor em Ciências Sociais na área de Política, Desenvolvimento e Sociedade, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRN. Professor permanente do Programa de Mestrado profissional em Administração Pública (PROFIAP), da Universidade Federal Rural do Semiárido. Professor permanente do Programa de Mestrado acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Coordenador do Grupo de Estudos em Desenvolvimento" (GEDEN) da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Estuda temas como Capitalismo, Políticas e Gestão Pública, Organizações e Desenvolvimento Econômico e Regional.

Downloads

Publicado

2024-09-08

Como Citar

Fernandes, E. C., da Silva Júnior, I. R., & SILVA, ÂNGELO M. (2024). A globalização e a formação das regiões metropolitanas na Paraíba. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 11(1), 53–81. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/10426

Edição

Seção

Artigos