La globalización y la formación de las regiones metropolitanas en Paraíba

Autores/as

Palabras clave:

Cidades, Metrópoles, Regiões metropolitanas na Paraíba

Resumen

Para comprender las regiones metropolitanas del Estado de Paraíba, es necesario analizar su constitución. Con base en esto, el presente trabajo tiene como objetivo estudiar la lógica de la construcción de las ciudades, buscando analizar la formación de regiones metropolitanas, especialmente, en el Estado de Paraíba. La metodología utilizada se basó en la investigación bibliográfica y documental (con revisión de artículos científicos y libros del área de Planificación Urbana Regional), así como en la consulta a la legislación federal y estatal sobre el tema. La investigación documental se realizó en los sitios oficiales del Gobierno del Estado y de la Asamblea Legislativa de Paraíba, con vistas a obtener informaciones sobre la construcción y composición de las regiones metropolitanas. Los resultados indican que, en Paraíba, el proceso de formación de regiones metropolitanas no sigue una línea trazada por el Estatuto de la Metrópoli, reconocido por el IBGE, ni sigue la lógica de la observación del territorio, basándose, especialmente en intereses políticos y con fines partidistas, desconsiderando conocimientos sobre el tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elicely Cesário Fernandes, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (2006). É especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Gama Filho (2008). É especialista em Controladoria e Auditoria na Gestão Financeira pelo SENAI (2020). Ocupou o cargos de Assessora Especial Nível III do município de Poço Dantas/PB (2015 a 2018). Ocupou o cargo de Advogada do CREAS Regional de Uiraúna (2008 a 2011) e do Creas Regional de Triunfo/PB (2012 a 2017). Ocupou o cargo de Procuradora Adjunta do município de Uiraúna (2013 a 2018). Ocupou o cargo de Assessora Especial Nível III do município de Poço Dantas/PB (2015 a 2018). Ocupou o cargo de Procuradora Geral da Prefeitura Municipal de Uiraúna (2018 a 2020), atuando principalmente nos seguintes temas: direito do trabalho, previdenciário, constitucional, administrativo, urbanístico, processual civil e civil. Atualmente é Assessora Jurídica do município de Poço Dantas/PB (2020 aos dias de hoje). Além do Direito, a sua área de interesse também permeia as políticas públicas do Estado Brasileiro e dos entes federados, que possam destinar melhores condições de vida à população, proporcionando a todos o bem-estar social e cumprindo o princípio da dignidade da pessoa humana.

Izidio Rocha da Silva Júnior, UERN

Mestrando em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Pós-Graduado ao nível de Especialista em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Graduado ao nível de Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Anhanguera – Uniderp. Estuda temas relacionados a Gestão Pública, Políticas Públicas, Desenvolvimento Regional, Gestão do Recursos Hídricos, e Meio Ambiente. Trabalha na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN.

ÂNGELO MAGALHÃES SILVA, UFERSA

Professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Graduado, Mestre e Doutor em Ciências Sociais na área de Política, Desenvolvimento e Sociedade, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRN. Professor permanente do Programa de Mestrado profissional em Administração Pública (PROFIAP), da Universidade Federal Rural do Semiárido. Professor permanente do Programa de Mestrado acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Coordenador do Grupo de Estudos em Desenvolvimento" (GEDEN) da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Estuda temas como Capitalismo, Políticas e Gestão Pública, Organizações e Desenvolvimento Econômico e Regional.

Publicado

2024-09-08

Cómo citar

Fernandes, E. C., da Silva Júnior, I. R., & SILVA, ÂNGELO M. (2024). La globalización y la formación de las regiones metropolitanas en Paraíba. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 11(1), 53–81. Recuperado a partir de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/10426

Número

Sección

Artigos