A estratégia top-down da política pública de agricultura familiar na Guiné-Bissau

Autores/as

  • Marcelino Armindo Monteiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Zelimar Soares Bidarra Unioeste Câmpus Toledo
  • Moacir Piffer

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2020v8n2p55-78

Palabras clave:

Desenvolvimento rural, Guiné-Bissau, participação social, políticas públicas, segurança alimentar.

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar, no âmbito teórico, os resultados do Projeto de Apoio à Segurança Alimentar (PASA) nas regiões onde atua (Biombo, Gabu e Tombali) na sua primeira fase, nos períodos de 2010-2015, na República da Guiné-Bissau, África Ocidental. Sua construção baseou-se nas informações oriundas dos relatórios anuais das atividades do PASA e a metodologia aplicada foi a de estudo qualitativo exploratório, com base em pesquisa bibliográfica e documental. Das atividades planejadas na primeira fase do PASA, foram implementadas as seguintes: a recuperação dos campos de produção de arroz de mangrove e de várzeas que anteriormente foram afetadas pela salinidade; oportunidade de fornecimento de crédito; formação técnica dos gestores das associações; e o alto incremento da produção de arroz. A análise evidencia que a política pública implementada foi efetivada como top-down, e que o PASA, pelos seus moldes, igualmente goza destas características, pois as ações são pensadas e implementadas por consultores contratados pelo financiador, a União Econômica e Monetária da África Ocidental, e pelo governo da Guiné-Bissau, sem espaço para uma participação mais efetiva da parte local das três regiões beneficiadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelino Armindo Monteiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade    Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste Câmpus Toledo, bolsista CNPq.

Zelimar Soares Bidarra, Unioeste Câmpus Toledo

Professora do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste Câmpus Toledo/PR.

Moacir Piffer

Professora do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste Câmpus Toledo/PR.

Publicado

2020-08-09

Cómo citar

Monteiro, M. A., Bidarra, Z. S., & Piffer, M. (2020). A estratégia top-down da política pública de agricultura familiar na Guiné-Bissau. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 8(2), 55–78. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2020v8n2p55-78

Número

Sección

Artigos