A estratégia top-down da política pública de agricultura familiar na Guiné-Bissau

Authors

  • Marcelino Armindo Monteiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Zelimar Soares Bidarra Unioeste Câmpus Toledo
  • Moacir Piffer

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2020v8n2p55-78

Keywords:

Desenvolvimento rural, Guiné-Bissau, participação social, políticas públicas, segurança alimentar.

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar, no âmbito teórico, os resultados do Projeto de Apoio à Segurança Alimentar (PASA) nas regiões onde atua (Biombo, Gabu e Tombali) na sua primeira fase, nos períodos de 2010-2015, na República da Guiné-Bissau, África Ocidental. Sua construção baseou-se nas informações oriundas dos relatórios anuais das atividades do PASA e a metodologia aplicada foi a de estudo qualitativo exploratório, com base em pesquisa bibliográfica e documental. Das atividades planejadas na primeira fase do PASA, foram implementadas as seguintes: a recuperação dos campos de produção de arroz de mangrove e de várzeas que anteriormente foram afetadas pela salinidade; oportunidade de fornecimento de crédito; formação técnica dos gestores das associações; e o alto incremento da produção de arroz. A análise evidencia que a política pública implementada foi efetivada como top-down, e que o PASA, pelos seus moldes, igualmente goza destas características, pois as ações são pensadas e implementadas por consultores contratados pelo financiador, a União Econômica e Monetária da África Ocidental, e pelo governo da Guiné-Bissau, sem espaço para uma participação mais efetiva da parte local das três regiões beneficiadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcelino Armindo Monteiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade    Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste Câmpus Toledo, bolsista CNPq.

Zelimar Soares Bidarra, Unioeste Câmpus Toledo

Professora do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste Câmpus Toledo/PR.

Moacir Piffer

Professora do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste Câmpus Toledo/PR.

Published

2020-08-09

How to Cite

Monteiro, M. A., Bidarra, Z. S., & Piffer, M. (2020). A estratégia top-down da política pública de agricultura familiar na Guiné-Bissau. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 8(2), 55–78. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2020v8n2p55-78

Issue

Section

Artigos