Avaliação do desenvolvimento educacional dos municípios da região Norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7867/2317-5443.2016v4n2p093-120Palavras-chave:
Análise fatorial, desenvolvimento educacional, perfil educacional de municípios, região Norte.Resumo
Este artigo analisa o perfil educacional dos municípios do Norte brasileiro nos anos de 2000/2010 e os seus respectivos níveis de desenvolvimento educacional. Para isto, tratou de: a) desenvolver um índice educacional para os municípios da região Norte; b) verificar a dinâmica do índice desenvolvido nos anos de 2000 e 2010 e; c) identificar agrupamentos de municípios com características similares de educação. Como recursos metodológicos foram utilizados a análise fatorial e a análise de cluster, a partir de um conjunto de 11 indicadores. Os resultados evidenciaram que 263 dos 449 municípios da região estão com índices de desenvolvimento educacional abaixo da média em 2010. E apenas 184 municípios tiveram aumento do IDEM significativo de 2000 para 2010 – 40,98% do total. Ocorreu uma maior homogeneização no grau de desenvolvimento educacional dos municípios no decorrer de 2000 para 2010, a partir da formação dos clusters, e as pessoas sem alfabetização foram as que mais impactaram negativamente o desenvolvimento educacional dos municípios da região Norte do Brasil.
Código JEL | I21; O15; O18.
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