O Observatório Regional como ferramenta de gestão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: o caso do Instituto Federal do Paraná

Autores

  • Gilmar Jose Hellmann INSTITUTO FEDERAL DO PARANA (IFPR)

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2014v2n2p153-184

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional, IFET, Instituto Federal de Educação, Observatório Regional, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Resumo

Tendo como estudo de caso o Observatório Regional do IFPR, propõe-se definir o que seja o Observatório no contexto das organizações que o viabilizam e indicar a importância de indicadores e índices que subsidiam as informações aí utilizadas. A partir do interesse do governo federal em qualificar pessoas para o mercado de trabalho formou-se a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, constituída de instituições educacionais atuantes no ensino técnico básico e superior, conhecidas como Institutos Federais de Educação Tecnológicas ou IFET. As unidades dessas instituições de ensino visam atender às demandas de desenvolvimento regional e local em todo o território nacional. Fundamenta-se nos documentos governamentais e institucionais a corroboração do planejamento institucional com os princípios da sustentabilidade. Partindo-se de estudo de caso, propõe-se uma metodologia para iniciar e desenvolver as atividades do Observatório, aproximando os propósitos institucionais das necessidades locais, sinalizando a possibilidade de replicação do Observatório em outras instituições públicas e privadas no país.

Código JEL | H52; I28; R10.

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Biografia do Autor

Gilmar Jose Hellmann, INSTITUTO FEDERAL DO PARANA (IFPR)

O autor é Servidor Técnico-Administrativo em Educação atuando como Administrador na Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFPR. Possui graduação em Filosofia e Administração (PUCPR), Especialização em Educação (UNINTER) e Mestrado em Desenvolvimento Regional (UNIOESTE).

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Publicado

2015-06-01

Como Citar

Hellmann, G. J. (2015). O Observatório Regional como ferramenta de gestão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: o caso do Instituto Federal do Paraná. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 2(2), 153–184. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2014v2n2p153-184

Edição

Seção

Artigos