O Observatório Regional como ferramenta de gestão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: o caso do Instituto Federal do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.7867/2317-5443.2014v2n2p153-184Palavras-chave:
Desenvolvimento regional, IFET, Instituto Federal de Educação, Observatório Regional, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.Resumo
Tendo como estudo de caso o Observatório Regional do IFPR, propõe-se definir o que seja o Observatório no contexto das organizações que o viabilizam e indicar a importância de indicadores e índices que subsidiam as informações aí utilizadas. A partir do interesse do governo federal em qualificar pessoas para o mercado de trabalho formou-se a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, constituída de instituições educacionais atuantes no ensino técnico básico e superior, conhecidas como Institutos Federais de Educação Tecnológicas ou IFET. As unidades dessas instituições de ensino visam atender às demandas de desenvolvimento regional e local em todo o território nacional. Fundamenta-se nos documentos governamentais e institucionais a corroboração do planejamento institucional com os princípios da sustentabilidade. Partindo-se de estudo de caso, propõe-se uma metodologia para iniciar e desenvolver as atividades do Observatório, aproximando os propósitos institucionais das necessidades locais, sinalizando a possibilidade de replicação do Observatório em outras instituições públicas e privadas no país.
Código JEL | H52; I28; R10.
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